Portal RBT News

Notícias de Sorriso e região com o foco na política e nos debates mais importantes da cidade.

Notícias de MT Polícia

Operação Dupla Aliança desarticula rede de tráfico e lavagem de dinheiro em Mato Grosso

Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do Gazeta Digital

Na manhã desta sexta-feira (1º), a Operação Dupla Aliança foi deflagrada pela Polícia Civil para cumprir 72 mandados judiciais, incluindo 32 de prisão e 34 de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias, contra um grupo investigado por tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de capitais. As ações ocorrem nas cidades de Primavera do Leste, Cuiabá e Várzea Grande.

O nome da operação faz referência aos principais investigados, um casal que, segundo a polícia, liderava atividades de uma facção criminosa em Primavera do Leste, atuando juntos tanto na vida pessoal quanto no crime.

As investigações que levaram à operação começaram em março, após a prisão em flagrante de M.P.A.S., de 23 anos, por tráfico de drogas e posse ilegal de arma. A partir desse ponto, a polícia identificou uma complexa rede de tráfico, com papéis específicos entre os integrantes. O suspeito preso era responsável pela distribuição de drogas, e sua esposa auxiliava na contabilidade das transações ilícitas, além de coordenar a distribuição para traficantes do sexo feminino na cidade. O irmão dela também integrava o grupo, auxiliando na logística das operações.

O grupo realizava a comunicação e a movimentação do tráfico principalmente pelo WhatsApp, onde combinavam vendas e distribuíam drogas em grande escala para outros traficantes locais. “A investigação mostrou como esses traficantes se dedicam ao tráfico como se fosse uma atividade profissional, usando-a como meio de vida”, explicou o delegado Rodolpho Bandeira, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (Derf).

Além do tráfico, a polícia identificou um esquema de lavagem de dinheiro, no qual o grupo utilizava empresas em Cuiabá e Primavera do Leste para movimentar os lucros do tráfico. Algumas dessas empresas eram fictícias e serviam apenas para mascarar as operações financeiras.

A Operação Dupla Aliança conta com o apoio das regionais de Primavera do Leste, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande e a Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil.

Deixe uma resposta