Operação Retalia prende suspeitos ligados a facção criminosa em Lucas do Rio Verde
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do VGN
Na manhã desta sexta-feira (1º), a Operação Retalia, conduzida pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil de Mato Grosso, resultou na prisão de duas pessoas e na execução de 10 mandados de busca e apreensão em Lucas do Rio Verde. A operação visa desarticular um grupo suspeito de integrar uma facção criminosa armada e intimidar as forças de segurança na região.
Durante a ação, os agentes encontraram drogas e apreenderam um simulacro de arma de fogo. Entre os dez investigados, a polícia identificou uma mulher que seria responsável por armazenar armas para o grupo. As buscas foram autorizadas pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop, especializada no combate ao crime organizado.
A Justiça também determinou a quebra de sigilo de dados dos investigados e a imposição de medidas cautelares, como monitoramento eletrônico, recolhimento domiciliar noturno e comparecimento mensal à delegacia para comprovar atividades e endereço.
O nome da operação, “Retalia”, é derivado do latim “retaliare”, que significa revidar ou retaliar, simbolizando a resposta do Estado contra as atividades criminosas da organização.