Mauro Mendes critica avanço do crime organizado e considera “absurdo” jovens sonharem em ingressar em facções criminosas
REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS FONTE PORTAL SORRISO.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), classificou como “um absurdo” o fato de jovens, principalmente das periferias, aspirarem a ingressar em facções criminosas. Durante uma entrevista, Mendes comentou sobre o crescimento do crime organizado no estado e em todo o Brasil, atribuindo o problema à ineficácia das políticas públicas no combate ao avanço dessas organizações ao longo das últimas décadas.
“Hoje, eles estão nas periferias. O jovem da periferia sonha em entrar para a facção. Olha que absurdo falar um negócio desses. Isso mostra o quão grave e reveladora é a situação”, afirmou governador.
O governador destacou que a questão não é exclusiva de Mato Grosso, mas um problema de alcance nacional. Segundo Mendes, mesmo com os investimentos e esforços dos governos estaduais e federal para combater o crime organizado, a sensação de insegurança só aumentou nas últimas quatro décadas.
“O crime organizado está crescendo em todo o Brasil. Se reunirmos os 27 governadores e o governo federal, todos dirão que estão fazendo muito e investindo. Mas se perguntarmos à população, a resposta será que a segurança está piorando. As estatísticas de segurança têm piorado nos últimos 40 anos”, concluiu.
A declaração do governador reflete uma preocupação crescente com o fortalecimento das facções criminosas no país, especialmente entre a juventude das áreas mais vulneráveis e aponta para a necessidade de uma estratégia mais eficaz por parte do Poder Público.