Daniel Melo diz que Conselho de Governança vai ampliar transparência, reduzir custos e dar mais segurança às decisões em Sorriso
O secretário de Administração de Sorriso, Daniel Melo, afirmou que a criação do Conselho de Governança marca um novo momento para a gestão municipal, com foco em transparência, economia de recursos públicos e mais segurança jurídica nas decisões administrativas. A declaração foi dada durante o lançamento do programa “Governança Forte, Cidade que Avança”, iniciativa implantada pela Prefeitura para fortalecer o planejamento e tornar a administração mais eficiente.
Segundo Daniel, o convite para integrar a equipe da gestão já veio acompanhado da missão de estruturar um modelo de governança voltado à melhoria dos serviços públicos e ao uso mais racional do dinheiro público. De acordo com ele, o trabalho é conduzido em conjunto com as secretarias de Planejamento e Governo, além da Controladoria do Município.
“O objetivo é trazer transparência para os atos públicos, garantir maior assertividade nas decisões administrativas, gerar economicidade com o dinheiro público e, principalmente, assegurar que as decisões tenham segurança jurídica, evitando problemas e custos futuros para o município”, afirmou o secretário.
Daniel Melo explicou que uma das primeiras ações analisadas pelo novo modelo de governança foi a mudança no horário de funcionamento da Prefeitura. Conforme ele, um estudo técnico realizado em parceria com a Controladoria apontou que o horário adotado anteriormente gerava custos operacionais desnecessários, sem retorno proporcional em atendimento à população.
Segundo o secretário, os levantamentos mostraram que entre 80% e 85% dos atendimentos eram concentrados no período da manhã, das 7h às 13h, faixa que, segundo ele, corresponde ao hábito da maior parte da população. Já no período da tarde, a procura caía para índices entre 15% e 20%, o que resultava em ociosidade da estrutura pública.
“Havia um custo de manutenção de todos os prédios em funcionamento, além de gastos com materiais de consumo e outros fatores que nos levaram a essa decisão”, explicou. Ele acrescentou que a análise foi levada ao prefeito Alei Fernandes e ao vice-prefeito Acácio Ambrosini, que determinaram a ampliação desse tipo de estudo para todas as secretarias do município.
A proposta, segundo Daniel, é realizar um diagnóstico completo da máquina pública, abrangendo contratos, obras, compras, gastos com servidores terceirizados, cooperativas, horas extras e materiais de consumo. O objetivo é levantar dados detalhados de cada pasta e, a partir dessas informações, apresentar relatórios técnicos que sirvam de base para as decisões da gestão.
“Nós vamos fazer todo um diagnóstico do município, dos serviços e das secretarias, para repassar ao prefeito e ao vice relatórios completos, permitindo decisões mais assertivas, com mais economicidade e maior capacidade de investimento para a administração municipal”, pontuou.
O secretário também esclareceu como será o funcionamento do Conselho de Governança. De acordo com ele, o grupo realiza reuniões técnicas todas as segundas-feiras, às 7h30, reunindo representantes das áreas estratégicas da Prefeitura. Apesar das discussões e pareceres elaborados pelo colegiado, a palavra final sobre as decisões continua sendo do chefe do Executivo.
“O prefeito é o presidente do conselho. Nós subsidiamos com relatórios e documentos, demonstrando quais são as melhores opções e os caminhos possíveis, mas a decisão definitiva cabe aos gestores”, afirmou.
Para Daniel Mello, a criação do Conselho de Governança representa uma mudança na forma de administrar o município, com decisões baseadas em estudos, dados e planejamento. A expectativa da gestão é que o modelo contribua para tornar a Prefeitura mais eficiente, transparente e preparada para ampliar investimentos em áreas prioritárias.





Publicar comentário