Daniel Melo diz que Conselho de Governança vai ampliar transparência, reduzir custos e dar mais segurança às decisões em Sorriso

 

ARTE-16 Daniel Melo diz que Conselho de Governança vai ampliar transparência, reduzir custos e dar mais segurança às decisões em Sorriso

O secretário de Administração de Sorriso, Daniel Melo, afirmou que a criação do Conselho de Governança marca um novo momento para a gestão municipal, com foco em transparência, economia de recursos públicos e mais segurança jurídica nas decisões administrativas. A declaração foi dada durante o lançamento do programa “Governança Forte, Cidade que Avança”, iniciativa implantada pela Prefeitura para fortalecer o planejamento e tornar a administração mais eficiente.

Segundo Daniel, o convite para integrar a equipe da gestão já veio acompanhado da missão de estruturar um modelo de governança voltado à melhoria dos serviços públicos e ao uso mais racional do dinheiro público. De acordo com ele, o trabalho é conduzido em conjunto com as secretarias de Planejamento e Governo, além da Controladoria do Município.

“O objetivo é trazer transparência para os atos públicos, garantir maior assertividade nas decisões administrativas, gerar economicidade com o dinheiro público e, principalmente, assegurar que as decisões tenham segurança jurídica, evitando problemas e custos futuros para o município”, afirmou o secretário.

Daniel Melo explicou que uma das primeiras ações analisadas pelo novo modelo de governança foi a mudança no horário de funcionamento da Prefeitura. Conforme ele, um estudo técnico realizado em parceria com a Controladoria apontou que o horário adotado anteriormente gerava custos operacionais desnecessários, sem retorno proporcional em atendimento à população.

Segundo o secretário, os levantamentos mostraram que entre 80% e 85% dos atendimentos eram concentrados no período da manhã, das 7h às 13h, faixa que, segundo ele, corresponde ao hábito da maior parte da população. Já no período da tarde, a procura caía para índices entre 15% e 20%, o que resultava em ociosidade da estrutura pública.

“Havia um custo de manutenção de todos os prédios em funcionamento, além de gastos com materiais de consumo e outros fatores que nos levaram a essa decisão”, explicou. Ele acrescentou que a análise foi levada ao prefeito Alei Fernandes e ao vice-prefeito Acácio Ambrosini, que determinaram a ampliação desse tipo de estudo para todas as secretarias do município.

A proposta, segundo Daniel, é realizar um diagnóstico completo da máquina pública, abrangendo contratos, obras, compras, gastos com servidores terceirizados, cooperativas, horas extras e materiais de consumo. O objetivo é levantar dados detalhados de cada pasta e, a partir dessas informações, apresentar relatórios técnicos que sirvam de base para as decisões da gestão.

“Nós vamos fazer todo um diagnóstico do município, dos serviços e das secretarias, para repassar ao prefeito e ao vice relatórios completos, permitindo decisões mais assertivas, com mais economicidade e maior capacidade de investimento para a administração municipal”, pontuou.

O secretário também esclareceu como será o funcionamento do Conselho de Governança. De acordo com ele, o grupo realiza reuniões técnicas todas as segundas-feiras, às 7h30, reunindo representantes das áreas estratégicas da Prefeitura. Apesar das discussões e pareceres elaborados pelo colegiado, a palavra final sobre as decisões continua sendo do chefe do Executivo.

“O prefeito é o presidente do conselho. Nós subsidiamos com relatórios e documentos, demonstrando quais são as melhores opções e os caminhos possíveis, mas a decisão definitiva cabe aos gestores”, afirmou.

Para Daniel Mello, a criação do Conselho de Governança representa uma mudança na forma de administrar o município, com decisões baseadas em estudos, dados e planejamento. A expectativa da gestão é que o modelo contribua para tornar a Prefeitura mais eficiente, transparente e preparada para ampliar investimentos em áreas prioritárias.

Por Ana Flávia Moreira

Olá meu é Roberto Santos. Sou formado em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de MT. Com mais de 10 anos de experiência. Trabalho com jornalismo comunitário e político. Ja trabalhei em canais como a Rede TV, Record e Band na cidade de Barra do Garças. Também para os sites Chocolate News e Semana7, bem como, nas Rádio Continental FM em Pontal do Araguaia e na Rádio Universitária FM em Aragarças GO. Em Sorriso trabalhei na antiga rádio Sorriso AM 700 ( Atual Sorriso FM) e no SBT Sorriso, minha última atuação na imprensa tradicional. Sempre trabalhei e vou continuar com foco em atender a população em geral e contribuir para o crescimento da cidade e do país. Atualmente sou proprietário do site Portal RBT News. Nasci em Fátima do Sul MS em 15 de setembro de 1981. è filhos de dona Tresinha Rosas da Silva e do seu Francisco Viana da Silva. Sou casado com Priscila Rapachi a quase 20 anos. juntos tivemos 04 filhos. Isaque, Larissa, Israelle e Israel. Dois de nossos filhos moram com o Senhor, Isaque e Israelle , estão nos braços do Pai.

Publicar comentário