Fonte: Emilly Krug para o Portal RBT News.
O recado foi dado por decorrência do alto número de larvas coletados pela equipe de ACEs na cidade; em janeiro foram 1.050 amostras positivas, no município de Sorriso.
Nesta quinta-feira (08/02), mais de 100 estão passando por análise, e todas acolhidas na terça-feira e na quarta-feira passam por positivo, contendo a presença do mosquito Aedes aegypti, Zica vírus e Chikungunia.
Coordenadora do Departamento, Claudete Damasceno diz. “Nosso medo é que os casos comecem a aumentar porque os testes positivos para larvas têm subido muito, de modo alarmante para nós’’. “Também estamos no período de chuvas, então esse cuidado precisa ser redobrado”, afirma a profissional.
A coordenadora de Vigilância em saúde, Taynná Vacaro alega que. “A meta é evitar que a mesma onda de casos positivos de dengue se repita em Sorriso”. “E para isso precisamos da colaboração de todos; todos somos responsáveis por nossas casas, nossa cidade”, diz.
Claudete ainda fala. “Hoje mesmo recebemos um áudio de uma agente de combate à endemias muito preocupada: ela acabou de fazer a coleta de larvas da tampa de um balde que estava no quintal com a família toda circulando ao redor; se essa larva for de Aedes, a família e os vizinhos estão expostos”.
Claudete pede que a população reserve um tempinho desse tempo extra em casa para dar aquela fiscalizada no próprio quintal.
Dicas da equipe:
– Retire os pratinhos nos vasos de plantas e faça furos nos vasos para vazar a água;
– Coloque terra ou areia até a borda nos vasos;
– Mantenha a caixa d’água fechada;
– Retire as embalagens plásticas ou celofane usados em flores e arranjos naturais e de plástico;
– Não deixe recipientes como copos, garrafas, embalagens ou sacos plásticos pelo quintal;
– Descarte o lixo somente em lugares adequados – essa dica vale para quando você estiver na rua também;
– Verifique a situação das calhas de sua residência;
– Use repelentes; cuide-se.