Os técnicos da AGU explicaram aos presentes, que em  tratativas com  o Ibama e o Incra, encontraram um mecanismo para começar a resolver o desembargo ambiental.

Os técnicos mostram a forma correta para resolver o problema de anos. ” A única saída é fazer o Plano de Recuperação de Área Degradada – PRAD, dos dois assentamentos com o aval de todos os assentados para apreciação do Ibama, que irá liberar os embargos para que que os parceleiros  consigam linhas de créditos”, destacou Wanderley Paulo.

Wanderley disse da importância desta proposta para as mais de 400 famílias que residem hoje nos Assentamentos Jonas Pinheiro e Alto Celeste. “A partir de agora, temos um caminho certo  em busca de regularizar a situação de todas as famílias que precisam de financiamento e linhas de créditos para fazer uma agricultura forte”, enfatizou o vereador.

Participaram da reunião o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso, Marlon Zanella, os vereadores de Vera, Tiririca e Marcelo Perioto, os representantes dos assentados, Odimar Glhen e Reginaldo (Aprocel), a advogada Elaine Stuani, o Assessor Especial da Presidência da República, Valtenir Pereira, o Mediador da CCAF/CGU/AGU  Claudio de Castro, a Procuradora Chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente Mariana Barbosa Cirne Procuradora Chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e Meio Ambiente  e Coordenadora Pronaclima Micheline Mendonça Neiva  e a assessora do deputado estadual Juca do Guaraná ,Adriana Martins.

A próxima reunião  ficou marcada para o dia 23 para a entrega dos documentos solicitados pela Câmara de Conciliação.