- Homepage
- Notícias de Sorriso
- Sorriso passa a contar com ponto de atendimento da Receita Federal
Sorriso passa a contar com ponto de atendimento da Receita Federal
Sorriso passa a contar, a partir desta quarta-feira (17 de maio), Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal. A unidade, instalada no Ganha Tempo Central, por meio da parceria entre a Prefeitura e a Receita Federal, permitirá a realização de vários serviços, como cadastros, consulta e emissão de certidões, emissão de declarações, demonstrativos e documentos de arrecadação, assim como o acompanhamento de processos.
Participaram da cerimônia de inauguração da estrutura, junto ao prefeito Ari Lafin; o delegado da Receita Federal em Cuiabá, Gelson José Schwendler; o chefe da agência da Receita Federal em Sinop, Rodrigo Grotti Nascimento; o vice-prefeito, Gerson Bicego; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro; o secretário de Administração, Estevam Calvo; os vereadores Diogo Kriguer, Wanderley Paulo e Zé da Pantanal. O coordenador do Ganha Tempo Central, e Cledson Assis e a coordenadora Rosi Ventura também testemunharam a cerimônia, assim como demais servidores públicos.
“Estamos muito felizes por ver a Receita Federal chegando mais perto da população, um ganho muito significativo para nossa cidade, trazendo muito mais agilidade ao trabalho de nossos escritórios de contabilidade, assim como de todas as pessoas que demandam estes serviços”, afirmou o prefeito Ari Lafin, complementando que, além da disponibilização do espaço, a Prefeitura também viabilizou a cedência de um servidor para integrar a equipe do PAV.
O delegado da Receita Federal destacou o papel de relevância de Sorriso no cenário nacional, ao contextualizar a instalação do PAV na Capital Nacional do Agronegócio. “Estamos muito agradecidos por esta parceria, pois Sorriso, além do destaque por sua economia, é também ponto logístico estratégico”, comentou Gelson, complementando que faz questão de viajar (de carro mesmo) aos municípios que estão recebendo os PAVs, que devem chegar a 50 municípios mato-grossenses até o fim do ano. “Sabemos das distâncias, sabemos das dificuldades e, por isso, estamos disponibilizando estes PAVs em pontos estratégicos do Estado”, complementou.
Imposto de Renda Solidário
Após a cerimônia no Ganha Tempo Central, os representantes da Receita Federal foram recepcionados no gabinete do prefeito.
Além da descentralização dos serviços, outro tema que conduziu o diálogo foi a possibilidade de destinação de recursos para fundos sociais na Declaração do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas à Receita Federal. Atualmente, é possível destinar recursos aos fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos dos Idosos.
Cada cidadão pode destinar até 6% ao fazer a declaração usando o modelo completo, sendo 3% aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% aos Fundos dos Direitos dos Idosos.
“Percebemos que houve um acréscimo de doações com o trabalho de sensibilização feito em empresas e escritórios de contabilidade”, destacou a secretária de Assistência Social e primeira-dama do Município, Jucélia Ferro.
Para potencializar este processo, outra rodada de negociações junto a empresários e contadores deve ser promovida por meio da articulação do secretário de Fazenda, Sérgio Kocová. Os representantes da Receita não só apoiaram, como sugeriram que a iniciativa seja feita virtualmente, ampliando assim o leque de participantes. “Estamos à disposição para contribuir”, asseguraram.