REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS FONTE SÓ NOTÍCIAS.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Sinop estão empenhadas no combate a um incêndio que atinge a reserva do Parque Florestal desde as 17 horas de ontem. Segundo o capitão Lucas Brito, todos os militares da unidade foram mobilizados, contando com o apoio das secretarias de Meio Ambiente e Obras, que forneceram caminhões-pipa e tratores para a criação de aceiros.
“O Corpo de Bombeiros está empenhado nos incêndios na região do Parque Florestal desde o início da ocorrência. Todo o efetivo operacional do quartel está envolvido nas ações de ataque ao fogo. Hoje pela manhã, reforçamos as estruturas de resposta. Ontem, foram mais de 9 horas de trabalho, desde a chegada ao local até a saída, que ocorreu por volta das 2 horas da manhã,” relatou o capitão Brito.
As fortes rajadas de vento, que superaram os 40 km/h, têm dificultado o trabalho das equipes, favorecendo a rápida propagação do fogo. “O vento é o que mais influencia o combate ao fogo, e ontem tivemos rajadas de mais de 40 km/h, o que dificultou bastante o trabalho,” acrescentou Brito.
Até o momento, não há um levantamento preciso da área afetada pelo incêndio, mas uma perícia será realizada após o término da ocorrência para que a prefeitura possa tomar as medidas necessárias, já que se trata de uma unidade de conservação municipal.
O secretário de Meio Ambiente de Sinop, Jorge Muller, destacou que a prefeitura tem auxiliado os bombeiros com o fornecimento de maquinários e reforçou que a maioria dos incêndios na cidade tem origem em ações humanas, sejam criminosas ou por descuido. “A cidade está queimando toda. Para se ter uma ideia, no domingo tivemos quatro incêndios grandes, e ontem tivemos um que precisou até do uso de avião. Não temos intenção de multar ninguém, mas a cidade inteira está queimando por irresponsabilidade de alguns, pois a maioria dos incêndios começa com uma queima de lixo ou de forma criminosa,” afirmou Muller.
O mês de agosto foi marcado por um aumento significativo no número de incêndios florestais em comparação ao mesmo período do ano passado. O capitão Brito confirmou que, até o momento, já foram atendidas mais de 60 ocorrências apenas no mês de agosto, destacando a gravidade da situação.
As autoridades continuam monitorando e combatendo os focos de incêndio na região, com esforços concentrados para minimizar os danos à unidade de conservação e proteger a cidade de Sinop.