Rumo Logística mantém investimentos para expandir transporte ferroviário em Mato Grosso
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT
A Rumo Logística, principal operadora ferroviária do Brasil, anunciou a continuidade de seus investimentos no setor ferroviário, reafirmou o CEO Pedro Palma nesta segunda-feira (4), durante o AgroForum promovido pelo BTG Pactual. Desde 2015, a empresa já destinou R$ 30 bilhões para a infraestrutura ferroviária, e novos aportes serão ajustados conforme o crescimento da produção agrícola e as condições econômicas do país.
Entre os principais projetos, destaca-se a construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, com 700 quilômetros de extensão. Esta ferrovia conectará o polo agrícola de Lucas do Rio Verde ao Porto de Santos, cruzando 16 municípios, com um ramal para Cuiabá. A primeira fase, que prevê 160 quilômetros de trilhos até as cidades de Primavera do Leste, Dom Aquino e Campo Verde, deve ser concluída em 2026, gerando 4.500 empregos temporários.
O objetivo da nova ferrovia é fortalecer o escoamento da produção agrícola, reduzindo a pressão sobre o transporte rodoviário, que atualmente é o principal meio de transporte de grãos. Palma destacou que, nos últimos 10 anos, a Rumo duplicou a capacidade de transporte no Mato Grosso, elevando o volume anual de 12 milhões para 25 milhões de toneladas, com modernização da estrutura existente.
Outro destaque nos planos da Rumo é a expansão da capacidade de exportação no Porto de Santos, em parceria com a americana CHS, visando acompanhar o aumento das exportações de grãos e minimizar possíveis gargalos. “Precisamos garantir que Santos tenha a estrutura necessária para atender o crescimento do agronegócio”, ressaltou o CEO.
A empresa também aposta na operação da Malha Central, parte da Ferrovia Norte-Sul, que liga Palmas (TO) a Estrela do Oeste (SP). Com investimentos de R$ 4 bilhões, a expectativa é gerar cerca de 5 mil empregos até 2026 e movimentar de 7 a 8 milhões de toneladas por ano.
Com um investimento total de até R$ 15 bilhões para expandir a infraestrutura ferroviária no Mato Grosso, a Rumo busca aproximar as ferrovias das áreas de produção agrícola e industrial, especialmente em um estado que responde por 30% da produção de grãos do país, mas possui apenas 366 quilômetros de trilhos. Os projetos da Rumo refletem o compromisso da empresa com o desenvolvimento do transporte ferroviário e o suporte ao agronegócio brasileiro.