Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do GD
A operação Nexus, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) na manhã desta quinta-feira (6) em Cuiabá, teve como alvo Djavan Santos Conceição, conhecido como “Malhado” ou “Ed City”. Ele é apontado como um dos criminosos mais procurados do Nordeste, suspeito de liderar o envio de drogas e armas para a Bahia.
Djavan, que aparece como o “Rei de Copas” no Baralho do Crime — sistema da Secretaria de Segurança Pública da Bahia para identificar foragidos — é investigado por crimes como tráfico de drogas e homicídios, inclusive em duas chacinas na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Há também suspeitas de seu envolvimento em execuções de policiais que combatiam o crime organizado na Bahia, além de ataques a caixas eletrônicos e confrontos com integrantes de facções rivais.
De acordo com a investigação, a partir de Cuiabá, o grupo criminoso coordenava a logística de armas e drogas para abastecer uma facção atuante no estado baiano. A operação Nexus é coordenada pela FICCO-MT, uma força conjunta que envolve a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, com foco no combate ao crime organizado em Mato Grosso.