“Provavelmente em 2026 não teremos concurso”, diz vereadora Silvana Perin

A vereadora Silvana Perin cobrou da Prefeitura de Sorriso-MT o cumprimento do compromisso de realizar concurso público e avançar com a reforma administrativa ainda neste ano. Durante pronunciamento na Câmara, a parlamentar demonstrou preocupação com a falta de definição sobre as medidas e afirmou que, com a chegada de julho, a gestão já dá sinais de que pode não conseguir entregar o que foi prometido.

WhatsApp-Image-2026-06-23-at-10.22.13 “Provavelmente em 2026 não teremos concurso”, diz vereadora Silvana Perin

Nós já estamos entrando em julho. Todos nós somos sabedores que o prefeito disse aqui nesta Casa e em outros lugares, inclusive em entrevista, inclusive no projeto do seletivo que ele mandou para nós, que até a metade do ano nós teríamos concurso”, afirmou.

Segundo a vereadora, a situação preocupa porque, além de o concurso não ter sido lançado, a reforma administrativa, apontada como uma das bases para reorganizar a estrutura da prefeitura, ainda não avançou. Silvana disse que nem mesmo a mudança no comando da Secretaria de Administração resultou em encaminhamentos concretos.

Vocês acreditam que nós estamos entrando em julho e não temos a reforma administrativa ainda nem sequer projetada? Mudou o secretário da Administração e não está na mesa dele nada dessa reforma”, criticou.

Na avaliação da parlamentar, o atraso pode comprometer diretamente a realização de um concurso público de forma planejada. Para ela, se o município não acelerar os trâmites, corre o risco de não promover o certame em 2026 ou, caso realize, fazer um processo apressado e sem a seriedade necessária.

Muito nos preocupa porque já é julho, ou seja, provavelmente em 2026 não teremos concurso, ou se terá um concurso será daquele jeito do mundo, do faz de conta, vamos fazer de qualquer jeito para tapar uns buracos aí, para eles ficarem quietos, porque de verdade uma coisa séria, que era o compromisso dessa reforma, a gente não está vendo acontecer”, disse.

Silvana também afirmou que o sindicato dos servidores poderia ter sido chamado para colaborar na construção da proposta, auxiliando a administração de forma técnica e sem custos. Segundo ela, a entidade tem capacidade para ajudar a organizar os setores e contribuir com a elaboração da reforma.

Eu tenho certeza que se tivesse dado para o sindicato sentar com esses setores e ajudar a organizar de forma gratuita, nós teríamos avançado”, pontuou.

Apesar das críticas, a vereadora destacou que não é contra os investimentos realizados pelo município e citou obras em andamento como exemplo de que, quando há prioridade, a gestão consegue executar projetos com rapidez. Ela mencionou intervenções como o parque tecnológico e a pavimentação de ruas para reforçar o argumento de que a administração tem capacidade de fazer, desde que queira colocar determinadas pautas como prioridade.

Eu não sou contra os avanços do município. Coisa mais linda de ver a obra do parque tecnológico, todas as ruas sendo asfaltadas, aquela loucura em dois meses acontecendo, porque quando se quer, se faz. Quando não se tem como prioridade, não se tem na gestão grupos que pensam de forma séria e devolvem para a sociedade serviço de verdade, e as coisas não acontecem”, declarou.

Ao encerrar a fala, Silvana Perin elogiou a atuação do sindicato e afirmou que a entidade tem desempenhado papel importante no acolhimento aos servidores, inclusive em situações em que, segundo ela, a própria administração falha em oferecer suporte.

Quero aqui parabenizar o sindicato pelo trabalho que faz, pelo tanto que desafoga a prefeitura em tantos setores, atendendo e acolhendo servidores que, por vezes, se sentem sem esse acolhimento em alguns setores”, concluiu.

Por Ana Flávia Moreira

Olá meu é Roberto Santos. Sou formado em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de MT. Com mais de 10 anos de experiência. Trabalho com jornalismo comunitário e político. Ja trabalhei em canais como a Rede TV, Record e Band na cidade de Barra do Garças. Também para os sites Chocolate News e Semana7, bem como, nas Rádio Continental FM em Pontal do Araguaia e na Rádio Universitária FM em Aragarças GO. Em Sorriso trabalhei na antiga rádio Sorriso AM 700 ( Atual Sorriso FM) e no SBT Sorriso, minha última atuação na imprensa tradicional. Sempre trabalhei e vou continuar com foco em atender a população em geral e contribuir para o crescimento da cidade e do país. Atualmente sou proprietário do site Portal RBT News. Nasci em Fátima do Sul MS em 15 de setembro de 1981. è filhos de dona Tresinha Rosas da Silva e do seu Francisco Viana da Silva. Sou casado com Priscila Rapachi a quase 20 anos. juntos tivemos 04 filhos. Isaque, Larissa, Israelle e Israel. Dois de nossos filhos moram com o Senhor, Isaque e Israelle , estão nos braços do Pai.

Publicar comentário