Operação Nocaute desmantela esquema de saques fraudulentos de créditos judiciais
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do Só Notícias
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Nocaute, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de saques de créditos judiciais. As ações aconteceram nos municípios de São Luís e São José do Ribamar, no Maranhão, e foram autorizadas pela 7ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso.
A operação incluiu o cumprimento de dois mandados de prisão, oito de busca e apreensão, além de medidas cautelares como suspensão do exercício da advocacia, afastamento temporário de funções públicas e o sequestro de bens móveis e imóveis.
O esquema criminoso
De acordo com a Polícia Federal, as investigações identificaram a atuação de dois advogados no Maranhão que participaram de 42 saques fraudulentos realizados em contas vinculadas a processos judiciais da Justiça Federal. Os saques ocorreram em dez estados diferentes, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 1,5 milhão.
O caso veio à tona em janeiro de 2024, após a denúncia de um idoso que identificou o saque indevido de R$ 224,8 mil. O valor havia sido depositado pelo INSS em sua conta, por decisão da 1ª Vara Federal Cível e Agrária de Mato Grosso.
Investigações e desdobramentos
A Operação Nocaute é um desdobramento da fase anterior, denominada Operação Contragolpe, realizada em abril deste ano. Durante a primeira fase, a análise de materiais apreendidos e dados bancários foi essencial para avançar nas investigações.
A Polícia Federal segue apurando os detalhes para responsabilizar todos os envolvidos e reforça a importância da denúncia para combater fraudes contra a Justiça e o patrimônio público.