REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS.
Um estudo realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em 20 praias do estado de Mato Grosso identificou que sete locais estão impróprios para banho.
A pesquisa considerou amostras para análise microbiológica e medição do pH da água. As amostras foram acondicionadas em caixas térmicas e enviadas ao Laboratório da Sema, em Cuiabá, onde passaram por processamento. Esse procedimento será repetido semanalmente durante cinco semanas.
De acordo com a Sema, as análises têm como objetivo identificar possíveis lançamentos de esgoto sanitário, fezes de animais e a presença de microrganismos patogênicos próximos aos rios.
Essa medida é fundamental para prevenir doenças como poliomielite, cólera, hepatite, febre tifóide, gastroenterite e doenças de pele, além de garantir a conservação dos recursos hídricos e proteger a saúde da população.
As praias consideradas impróprias para banho são:
- Comunidade São Gonçalo, em Cuiabá;
- Bonsucesso, em Várzea Grande;
- Praia de Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger;
- Cachoeirinha, no Rio Coxipozinho, em Chapada dos Guimarães;
- Cachoeira da Mulata, no Rio Tenente Amaral, em Jaciara;
- Balneário Estivado – Bom Jardim, no Rio Estivado, em Nobres;
- Rio Paraguai, em Barra do Bugres.
O levantamento alerta os banhistas e moradores locais para os riscos à saúde em frequentar essas áreas, destacando a importância de se atentar às condições das praias antes de utilizá-las para lazer.