Demanda Contida e Clima Favorável Mantêm Preços do Milho Estáveis no Brasil
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT
Nos últimos dias, os preços do milho têm apresentado estabilidade no mercado, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A demanda mais cautelosa por parte dos compradores tem sido um dos principais fatores que limitam os aumentos nos preços do cereal.
Além disso, a melhora nas condições climáticas e a redução no ritmo das exportações contribuem para essa estabilidade. O cenário externo também influencia, com quedas nos contratos futuros de milho, fazendo com que os compradores adotem uma postura mais reservada, na expectativa de uma possível queda nos preços internos.
Pesquisadores do Cepea apontam que, com o clima mais favorável e a previsão de aumento na oferta global, os compradores estão aguardando momentos mais vantajosos para fechar negócios, apostando em preços mais baixos no futuro. A estimativa de crescimento na produção nacional de milho também reforça a cautela no mercado.
Projeção de Aumento na Produção da Safra 2024/25
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou recentemente suas projeções para a safra de milho 2024/25, estimando uma produção de 119,81 milhões de toneladas, um crescimento de 3,6% em relação à safra anterior. Esse aumento é atribuído à expansão da área plantada e ao uso de tecnologias que buscam melhorar a produtividade.
No entanto, o ritmo mais lento das exportações e a queda nos preços internacionais podem levar os produtores a revisar suas estratégias de venda no mercado interno. O cenário permanece dinâmico, com vendedores monitorando atentamente as variações nos preços e os desdobramentos das exportações. À medida que a safra 2024/25 avança, o impacto sobre os preços dependerá da demanda interna e externa.