Fonte:Helen Oliveira/Portal RBT NEWS
Na última quarta-feira, 8 de maio, durante o programa RBT News, o apresentador Roberto Santos entrevistou Celso Marcon, pré-candidato a vereador. A conversa abordou a função fiscalizadora dos vereadores, não apenas em relação ao Executivo, mas também dentro da própria Câmara Municipal.
Roberto questionou Marcon sobre a postura dos vereadores em fiscalizar não só o Executivo, mas também os colegas de casa: “Todo pré-candidato fala que vai fiscalizar o meu mandato, não o do colega. O vereador não tem obrigação de fiscalizar apenas o Executivo, mas também a casa. Ele tem que estar atento aos movimentos dos colegas e se estão agindo corretamente com o dinheiro público. Qual é o seu pensamento sobre isso? Você pretende ser alguém que fiscalize também a própria casa de leis?”
Marcon respondeu com ênfase: “Roberto, eu vou ser muito transparente com você. Tudo que é ilícito, independente de estar próximo ou não, tem que ser denunciado. Você está ali para fazer isso. Se tem um colega seu fazendo uma coisa errada e ilícita, e se você vê que não deve ser feito, ele está passível de ser denunciado. Porque você não está ali para fiscalizar somente o poder Executivo; você é um fiscal do dinheiro público. Se está gastando lá no Legislativo ou no Executivo, ou se tem alguém dentro de uma secretaria fazendo algo ilícito, o vereador tem por obrigação fazer isso. Se ele não fizer, está fadado a ser penalizado por prevaricação.” Conclui o Pré candidato.
Veja o vídeo: