Brasil castiga Escócia e vai ao mata-mata da Copa com o primeiro lugar de sua chave; veja os melhores momentos

Disposto a assegurar a primeira colocação do Grupo C da Copa do Mundo, o Brasil alcançou o objetivo com uma vitória por 3 a 0 sobre a Escócia.

Se a classificação na liderança da chave poderia depender do saldo de gols, a equipe não economizou bolas na rede na tarde de quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens.

Foi um jogo tranquilo para a equipe dirigida por Carlo Ancelotti nos arredores de Miami. Funcionou a marcação no campo de ataque, o que rendeu dois tentos a Vinicius Junior no primeiro tempo –ele chegou a quatro na competição. Após o intervalo, em uma jogada bem trabalhada pelo meio, Matheus Cunha foi à rede.

Com o jogo sob controle, na mais convincente atuação do time até aqui nos Estados Unidos, o treinador atendeu aos pedidos do público e acionou Neymar aos 31 minutos da etapa final.

O craque de 34 anos, que não entrava em campo com a camisa amarela havia quase três, procurou participar de trocas de passe na frente e conseguiu uma finalização, sem perigo.

” Atuamos como coletivo e isso é uma boa coisa. Há muitas coisas positivas como a entrada de Neymar, que pode nos ajuda”, disse Ancelotti depois da partida.

17823424036a3c63035cea8_1782342403_3x2_md Brasil castiga Escócia e vai ao mata-mata da Copa com o primeiro lugar de sua chave; veja os melhores momentos
Jogadores do Brasil celebram o primeiro gol do Brasil na partida contra a Escócia; Vinicius Junior abriu o caminho para o triunfo em Miami Gardens – Eduardo Anizelli/Folhapress

A seleção, assim, terminou sua chave com 7 pontos. Marrocos avançou em segundo, com três gols a menos de saldo, e a Escócia provavelmente vai para casa, com 3 pontos e um saldo negativo de quatro gols, quase certamente insuficiente para uma das vagas oferecidas aos oito melhores terceiros colocados.

O Brasil voltará a jogar na próxima segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), em Houston, já pelo mata-mata, contra o segundo lugar do Grupo F.

A chave no momento tem a Holanda em primeiro, com 4 pontos, em vantagem sobre o Japão apenas no critério dos gols marcados. A Suécia tem 3 pontos. Nesta quinta (25), os duelos Tunísia x Holanda e Japão x Suécia definirão a situação.

Satisfeito com o que vira no primeiro tempo do triunfo sobre o Haiti, Ancelotti promoveu apenas uma alteração em relação à escalação anterior, obrigatória.

Rayan, 19, foi o escolhido para ocupar a vaga de Raphinha, que lesionou a coxa direita e só deverá ter condições de voltar à Copa se o Brasil avançar às oitavas de final.

Não demorou para que o jovem tivesse participação importante, pressionando a saída da Escócia. McKenna vacilou dentro da própria área, e a bola que espirrou no pé do garoto caiu nos pés de Vinicius Junior, aos 7 minutos. O camisa 7 teve a tranquilidade para tirar da jogada o goleiro Gunn e abrir o placar.

No desenho adotado por Ancelotti para a partida, coube a Rayan marcar pelo lado direito, com Lucas Paquetá na esquerda. Matheus Cunha estava mais solto, perto de Vinicius Junior. De novo, mais do que o desenho tático com a bola, funcionou inicialmente o trabalho para roubá-la perto da meta adversária.

O Brasil criava a partir de desarmes na frente e voltou a balançar a rede dessa maneira aos 22 minutos, quando Hendry perdeu para Vinicius. O beque nem esboçou uma reclamação, mas o árbitro mexicano César Ramos –que já havia irritado os brasileiros no empate com a Suíça no Mundial de 2022–, chamado ao monitor, viu falta.

Após a pausa para hidratação, com uma pouco entrosada apresentação que misturava gaita de fole e batuque, o ritmo caiu um pouco. Os escoceses chegaram a levar algum perigo em bolas aéreas antes de uma sequência de bons ataques da formação verde-amarela que acabou por ampliar o marcador.

Aos 48min, uma trama que buscava Rayan na área foi interceptada. Como tem feito bem, o time brasileiro pressionou logo após a perda da bola, com carrinho preciso de Matheus Cunha. Bruno Guimarães fez ótimo cruzamento, na cabeça de Vinicius Junior, e aí a arbitragem não teve nada para apontar a não ser o centro do campo.

A vantagem poderia ter sido ainda maior ao fim do primeiro tempo. No último lance antes do intervalo, os comandados de Ancelotti conseguiram sua melhor jogada trabalhada, com bons passes de Matheus Cunha, Vinicius Junior e Paquetá. Rayan teve categoria para se livrar do marcador, com um toque pelo alto, e parou em defesa de Gunn.

Steve Clarke deu sua cartada no intervalo, com Tierney no lugar de Robertson. E a Escócia chegou bem logo de cara em cruzamento de Tierney, com cabeceio de McTominay. Do outro lado, Vinicius Junior recebeu passe preciso de Paquetá e tentou tirar do goleiro com um toque com o lado externo do pé. Gunn levou a melhor.

Foi nesse momento que surgiram os primeiros gritos de “olê, olê, olê, olê, Neymar, Neymar”. E o clima festivo, com a insistência no pedido, cresceu a partir do terceiro gol. Aos 15 minutos, Casemiro recebeu de Paquetá e acionou Guimarães. O volante protegeu bem a bola e deu mais uma assistência, esta para Matheus Cunha.

Houve na sequência oportunidades dos dois lados –Alisson chegou a fazer uma defesa difícil, em outro cabeceio de McTominay–, mas uma razoável parcela dos 64.478 espectadores só queria saber da entrada do camisa 10. Ele foi chamado aos 27 e, após uma sequência de escanteios para a Escócia, finalmente entrou aos 31.

Depois entrou Endrick, que era o xodó da torcida até a semana passada e passou quase despercebido. Os olhos miravam Neymar, que esteve em lances sem maiores consequências. O que não o impediu de sair de campo festejado como se tivesse participado de maneira determinante para a construção do placar.

De forma geral, Ancelotti gostou do que viu na Flórida. “Jogamos bem, repetimos o jogo. Era o objetivo repetir o jogo contra o Haiti. Estamos satisfeitos. Jogo bonito.”

Por Folha de São Paulo

Olá meu é Roberto Santos. Sou formado em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de MT. Com mais de 10 anos de experiência. Trabalho com jornalismo comunitário e político. Ja trabalhei em canais como a Rede TV, Record e Band na cidade de Barra do Garças. Também para os sites Chocolate News e Semana7, bem como, nas Rádio Continental FM em Pontal do Araguaia e na Rádio Universitária FM em Aragarças GO. Em Sorriso trabalhei na antiga rádio Sorriso AM 700 ( Atual Sorriso FM) e no SBT Sorriso, minha última atuação na imprensa tradicional. Sempre trabalhei e vou continuar com foco em atender a população em geral e contribuir para o crescimento da cidade e do país. Atualmente sou proprietário do site Portal RBT News. Nasci em Fátima do Sul MS em 15 de setembro de 1981. è filhos de dona Tresinha Rosas da Silva e do seu Francisco Viana da Silva. Sou casado com Priscila Rapachi a quase 20 anos. juntos tivemos 04 filhos. Isaque, Larissa, Israelle e Israel. Dois de nossos filhos moram com o Senhor, Isaque e Israelle , estão nos braços do Pai.

Publicar comentário