Bombeiros capturam gambá em residência em Poconé
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na tarde de domingo (21.6), a captura de um gambá em uma residência localizada na região central de Poconé (104 km de Cuiabá).
A equipe do 1º Pelotão Independente Bombeiro Militar (1º PIBM) foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para atender à ocorrência.
Ao chegar ao local, os militares constataram que o animal estava abrigado embaixo de um guarda-roupa, no interior da residência. Com o uso de técnicas adequadas de manejo, a equipe realizou a captura segura do animal e, após a contenção, o gambá foi transportado e solto em uma área apropriada ao seu habitat natural.
Os gambás são mamíferos silvestres de hábitos predominantemente noturnos e desempenham importante papel ecológico, contribuindo para o controle de insetos e pequenos animais, além da dispersão de sementes. Embora possam ser encontrados em áreas urbanas, esses animais não são agressivos e geralmente buscam abrigo ou alimento.
Quando se sentem ameaçados, podem apresentar comportamentos defensivos, como emitir sons, mostrar os dentes ou liberar odores característicos. Por isso, ao avistar um animal silvestre, a recomendação é manter distância e acionar equipes especializadas para o atendimento.
*Sob supervisão de Hannah Marques




Publicar comentário