Bombeiros capturam gambá em residência em Poconé

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na tarde de domingo (21.6), a captura de um gambá em uma residência localizada na região central de Poconé (104 km de Cuiabá).

A equipe do 1º Pelotão Independente Bombeiro Militar (1º PIBM) foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para atender à ocorrência.

Ao chegar ao local, os militares constataram que o animal estava abrigado embaixo de um guarda-roupa, no interior da residência. Com o uso de técnicas adequadas de manejo, a equipe realizou a captura segura do animal e, após a contenção, o gambá foi transportado e solto em uma área apropriada ao seu habitat natural.

Os gambás são mamíferos silvestres de hábitos predominantemente noturnos e desempenham importante papel ecológico, contribuindo para o controle de insetos e pequenos animais, além da dispersão de sementes. Embora possam ser encontrados em áreas urbanas, esses animais não são agressivos e geralmente buscam abrigo ou alimento.

Quando se sentem ameaçados, podem apresentar comportamentos defensivos, como emitir sons, mostrar os dentes ou liberar odores característicos. Por isso, ao avistar um animal silvestre, a recomendação é manter distância e acionar equipes especializadas para o atendimento.

whatsapp-image-2026-06-22-at-07-36-24-3-jpeg?imageThumbnail=3 Bombeiros capturam gambá em residência em Poconé O Corpo de Bombeiros ressalta que, em casos envolvendo animais silvestres, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone de emergência 193 e solicitar auxílio e, em nenhuma hipótese, deve tentar capturar o animal por conta própria.

*Sob supervisão de Hannah Marques

 

Olá meu é Roberto Santos. Sou formado em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de MT. Com mais de 10 anos de experiência. Trabalho com jornalismo comunitário e político. Ja trabalhei em canais como a Rede TV, Record e Band na cidade de Barra do Garças. Também para os sites Chocolate News e Semana7, bem como, nas Rádio Continental FM em Pontal do Araguaia e na Rádio Universitária FM em Aragarças GO. Em Sorriso trabalhei na antiga rádio Sorriso AM 700 ( Atual Sorriso FM) e no SBT Sorriso, minha última atuação na imprensa tradicional. Sempre trabalhei e vou continuar com foco em atender a população em geral e contribuir para o crescimento da cidade e do país. Atualmente sou proprietário do site Portal RBT News. Nasci em Fátima do Sul MS em 15 de setembro de 1981. è filhos de dona Tresinha Rosas da Silva e do seu Francisco Viana da Silva. Sou casado com Priscila Rapachi a quase 20 anos. juntos tivemos 04 filhos. Isaque, Larissa, Israelle e Israel. Dois de nossos filhos moram com o Senhor, Isaque e Israelle , estão nos braços do Pai.

Publicar comentário