Vereador de Alto Taquari perde o cargo por chamar médico idoso de “Dr. velório” e oposição de “macacos”

Os detalhes que levaram à perda definitiva do cargo do vereador Michel Lucas Rocha Souza (União Brasil), em Alto Taquari, revelam uma série de ataques racistas e injúrias cometidos durante a campanha eleitoral. De acordo com a denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), o parlamentar, que na época era ex-secretário municipal de Saúde e candidato ao cargo, utilizou termos discriminatórios baseados em raça, cor, etnia e idade para ofender adversários políticos.

d61e114396357d9a3d78cfe6feffa40e-reportermt-com Vereador de Alto Taquari perde o cargo por chamar médico idoso de "Dr. velório" e oposição de "macacos"

A investigação apontou que, no dia 19 de setembro de 2024, Michel Lucas fez uma publicação no status do seu aplicativo WhatsApp debochando de Sebastião Higino da Costa, um médico idoso atuante no Hospital Municipal de Alto Taquari e com mais de 40 anos de experiência na região do Vale do Araguaia.

 

Na postagem, o político escreveu: “estão desesperados kkkkk. Dr velório tá bravo”. No dia seguinte, durante um comício, o candidato subiu ao palanque e voltou a atacar publicamente o profissional de saúde, chamando-o de “velho gagá”.

 

No mesmo evento político, o denunciado expandiu as ofensas para o grupo de oposição. Ele chamou o apoiador Marco Aurélio Julien e outras pessoas que acompanhavam o ato político adversário de “macacos”. Diante da gravidade das declarações, as vítimas procuraram a Promotoria Eleitoral dias depois para representar criminalmente contra o candidato, dando início ao processo que culminou na condenação definitiva por racismo e injúria eleitoral.

 

Como a sentença de um ano, dois meses e 25 dias de reclusão transitou em julgado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negar os recursos da defesa, o mandato de Michel Lucas foi extinto de forma automática por determinação judicial.

 

A presidência da Câmara Municipal de Alto Taquari já oficializou o desligamento do parlamentar e convocou o suplente para assumir a cadeira no legislativo local.

Por Repórter MT

Olá meu é Roberto Santos. Sou formado em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de MT. Com mais de 10 anos de experiência. Trabalho com jornalismo comunitário e político. Ja trabalhei em canais como a Rede TV, Record e Band na cidade de Barra do Garças. Também para os sites Chocolate News e Semana7, bem como, nas Rádio Continental FM em Pontal do Araguaia e na Rádio Universitária FM em Aragarças GO. Em Sorriso trabalhei na antiga rádio Sorriso AM 700 ( Atual Sorriso FM) e no SBT Sorriso, minha última atuação na imprensa tradicional. Sempre trabalhei e vou continuar com foco em atender a população em geral e contribuir para o crescimento da cidade e do país. Atualmente sou proprietário do site Portal RBT News. Nasci em Fátima do Sul MS em 15 de setembro de 1981. è filhos de dona Tresinha Rosas da Silva e do seu Francisco Viana da Silva. Sou casado com Priscila Rapachi a quase 20 anos. juntos tivemos 04 filhos. Isaque, Larissa, Israelle e Israel. Dois de nossos filhos moram com o Senhor, Isaque e Israelle , estão nos braços do Pai.

Publicar comentário