Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT
Para resolver os desafios enfrentados por agroindústrias em Mato Grosso, startups selecionadas pelo programa Agro.ind terão acesso a até R$ 50 mil para desenvolver suas soluções. As seis agroindústrias participantes já divulgaram 11 desafios a serem abordados. Além do apoio financeiro, o programa conecta as startups a uma rede de contatos liderada pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), oferecendo oportunidades de networking e novos negócios. As startups também poderão utilizar o espaço de coworking do IST MT em Cuiabá.
Durante o programa, as empresas terão assessoria especializada em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), eficiência operacional e prototipagem, com apresentação das soluções em Provas de Conceito ao longo do processo. As inscrições para participar estão abertas até o dia 25 de novembro e são voltadas para micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais de qualquer setor com inovação tecnológica em sua estratégia. As empresas devem ter faturamento anual de até R$ 16 milhões, menos de 10 anos de existência e serem nacionais.
O Agro.ind é uma iniciativa do IST MT, desenvolvida pelo Senai Hub, que conecta a agroindústria a soluções tecnológicas inovadoras através de uma chamada de inovação aberta. Na primeira edição, entre 2023 e 2024, o programa contou com 19 desafios, 13 startups e sete agroindústrias parceiras. Na edição atual, as empresas participantes incluem Grupo Aysú, Grupo Barralcool, Coprodia, Novo Tempo, TRC e Uisa.