Sorriso registra aumento de 10,2% nos casos de estelionato em 2024
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do Só Notícias
O mais recente levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública revela que o município de Sorriso registrou 702 casos de estelionato entre janeiro e setembro de 2024, um aumento de 10,2% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 637 casos. A média mensal de ocorrências neste ano foi de 78.
O estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal, é caracterizado pela prática de golpes em que o criminoso engana a vítima para obter algum tipo de vantagem, geralmente financeira. Com o avanço da tecnologia, esse tipo de crime também evoluiu, principalmente com o uso de meios digitais.
Para combater essa modalidade, a Lei nº 14.155, de 2021, criou a figura da Fraude Eletrônica, também conhecida como Estelionato Digital, que consiste em enganar a vítima por meio de redes sociais, e-mails falsos, mensagens ou ligações, visando obter dados pessoais ou bancários. A pena para a fraude eletrônica é mais severa, variando de 4 a 8 anos de prisão, podendo ser aumentada dependendo das circunstâncias.
A população é orientada a tomar precauções para evitar ser vítima desse tipo de crime, como desconfiar de ofertas tentadoras, não compartilhar informações pessoais e verificar a procedência de empresas e profissionais antes de realizar transações.