Portal RBT News

Notícias de Sorriso e região com o foco na política e nos debates mais importantes da cidade.

Notícias de MT

Rio Paraguai Alcança Recorde Histórico de Seca em Mato Grosso

REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS FONTE G1.

Com apenas 26 centímetros de profundidade no trecho de Barra do Bugres, o Rio Paraguai registrou um recorde histórico de seca neste mês.  

Imagens do local revelam bancos de areia e pedras expostos no leito do rio, particularmente no trecho de Cáceres,  onde a profundidade atual é de 37 centímetros. Em agosto deste ano, o nível chegou a 35 centímetros, bem abaixo do ideal para a estação que seria de 1,44 metro.

A situação não é exclusiva de Mato Grosso. No Pantanal, o nível do rio em Corumbá (MS) está negativo desde 26 de agosto, expondo grandes bancos de areia. Em um incidente recente, no último dia (05.09), um turista morreu após o barco em que estava bater em uma pedra no Rio Paraguai. A seca extrema tem colocado navegantes em risco, e o agente fluvial de Cáceres Magno Luis de Moura, alertou para o perigo dos bancos de areia, que dificultam a navegação, principalmente para embarcações de maior porte.

“É essencial o uso de cartas náuticas atualizadas, atenção ao balizamento das margens e a redução da velocidade, principalmente em áreas desconhecidas”, orientou o agente.

Dos 21 pontos de monitoramento ao longo dos 1.693 km do Rio Paraguai no Brasil, 18 registram níveis de água abaixo do esperado. Em Mato Grosso do Sul, a régua em Ladário aponta que o rio está 25 centímetros abaixo do nível zero, com a expectativa de que o nível fosse de 3,53 metros neste período. A seca também atinge gravemente Porto Esperança (-93 cm) e Forte Coimbra (-150 cm), ambos em Corumbá.

A falta de chuvas, que já dura mais de 140 dias em várias cidades de Mato Grosso, tem causado impactos severos na agricultura, pesca e turismo, com 14 municípios sob decretos de emergência devido à estiagem.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *