Resgate Impressionante: Onça-Pintada Recupera a Liberdade Após Queda em Poço Desativado
Redacão com informações do Só Notícias
Uma onça-pintada que caiu em um poço desativado na semana passada vive um novo começo após ser resgatada e passar por cuidados veterinários em Mato Grosso. Hoje, o felino foi solto na mesma região de Santa Cruz do Xingu, a 1.230 km de Cuiabá, em uma operação coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com o apoio de especialistas em animais silvestres.
Após o resgate, a onça foi levada para a Ampara Silvestre em Poconé, onde recebeu os primeiros atendimentos. Percebendo a gravidade da situação, a equipe decidiu transferi-la para Campo Grande, onde foi tratada no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
O coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Eder Toledo, destacou que a onça passou por uma cirurgia odontológica e diversos exames, sendo tratada de uma ferida na paleta e infestação de carrapatos. “Todos os procedimentos foram realizados com sucesso”, afirmou.
Após uma recuperação satisfatória, a onça foi devolvida ao seu habitat natural, onde poderá viver livre novamente. Eder considerou a operação, do resgate à soltura, um verdadeiro sucesso, enfatizando a importância da colaboração entre as equipes envolvidas, incluindo o Parque Estadual do Xingu e a Polícia Militar.