Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do G1MT
Após 30 dias de greve, os professores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) retornarão às aulas na próxima segunda-feira (1°). A universidade informou que, apesar do retorno dos professores, não houve uma sinalização oficial sobre o fim da greve dos técnicos-administrativos, que continuarão com suas atividades suspensas.
O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou o termo de acordo proposto pelo Governo Federal. No entanto, uma nova assembleia foi marcada para a próxima segunda-feira para uma avaliação final da greve. Segundo o sindicato, o acordo contempla cerca de 80% das reivindicações da categoria, o que representa um avanço significativo.
A UFMT comunicou que a greve dos técnicos-administrativos continua até a assinatura do acordo com o governo, o que só deve ocorrer após a reunião marcada.
Entre os principais pontos da proposta do Governo Federal estão:
- Reajustes salariais
- Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)
- Piso de referência
- Incentivo à Qualificação
- Plano de capacitação
- Racionalização de cargos
- Reposicionamento de aposentados
Além disso, nesta segunda-feira (24), as aulas nas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) em Barra do Garças, Rondonópolis e Tangará da Serra retornaram após mais de dois meses de greve.
A situação continua em desenvolvimento, com a expectativa de uma resolução final para os técnicos-administrativos na próxima reunião.