Polícia Federal Realiza Ação em Cuiabá na Luta Contra a Exploração Sexual de Crianças
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do GD
Na manhã desta quinta-feira, 17 de outubro, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em Cuiabá, no âmbito da 3ª fase da Operação Aurora. A operação visa combater o armazenamento e a distribuição de imagens e vídeos relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O alvo da ação é um homem de 33 anos, identificado durante as investigações. De acordo com a PF, ele é suspeito de armazenar dezenas de arquivos que contêm material de abuso sexual infantil. O material apreendido será analisado para coletar mais elementos que ajudem na investigação.
Se confirmada a participação no armazenamento, compartilhamento ou venda desses arquivos, o responsável pode ser processado com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, enfrentando penas que, somadas, podem chegar a 10 anos de prisão.
O nome da operação, “Aurora”, simboliza um novo começo para as vítimas de pornografia infantil, representando esperança e renovação. Em latim, “Aurora” se refere à luz visível no céu antes do amanhecer, marcando o início do dia, assim como no sentido figurado, representa a infância e a juventude. A ação da Polícia Federal destaca o compromisso em proteger as crianças e adolescentes contra a exploração.