- Homepage
- Notícias de MT
- Polícia Civil deflagra 2ª fase de operação contra suspeito de roubo de veículo com sequestro de vítimas
Polícia Civil deflagra 2ª fase de operação contra suspeito de roubo de veículo com sequestro de vítimas

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou nesta terça-feira (23.07), em Cuiabá, a segunda fase da Operação Cativo Efêmero, destinada ao cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. A ação é coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva) e visa desarticular um grupo envolvido em roubos de veículos acompanhados de sequestros relâmpago.
O principal alvo desta fase da operação, um homem de 29 anos, foi detido em um bar no bairro Carumbé. Durante a prisão, foram apreendidos um celular, cartões bancários e uma carteira.
Crime
O crime investigado ocorreu em 30 de novembro de 2023, quando uma vítima e seu filho foram abordados por três homens armados ao saírem de uma farmácia no bairro Jardim Itália. Os assaltantes obrigaram a vítima a entrar em sua caminhonete S10 e a realizar uma transferência via PIX no valor de R$ 11,6 mil para a conta do suspeito de 29 anos. A vítima foi levada a vários locais, mantida sob constante ameaça e agressão, e liberada após aproximadamente três horas em uma área isolada.
Investigação
Assim que o crime foi reportado, a equipe da Derfva iniciou as investigações. No mesmo dia, um adolescente de 17 anos envolvido no crime foi apreendido pela Polícia Militar. Ao ser interrogado pela Polícia Civil, o adolescente admitiu participação no roubo e forneceu detalhes sobre o envolvimento de outros suspeitos no crime.
O delegado titular da Derfva, Diego Alex Martimiano da Silva, afirmou que a Operação Cativo Efêmero tem como objetivo garantir a segurança e a justiça para a sociedade, desmantelando grupos criminosos na região metropolitana. “Nossas equipes estão empenhadas em prender todos os envolvidos e garantir que sejam devidamente responsabilizados”, destacou o delegado.
As investigações continuam para localizar e prender os demais envolvidos. A Polícia Civil solicita à população que colabore com informações que possam auxiliar na elucidação dos casos, garantindo que todas as denúncias serão tratadas com sigilo e seriedade.