Operação Sisamnes investiga esquema de corrupção envolvendo decisões judiciais
Operação Sisamnes investiga esquema de corrupção envolvendo decisões judiciais
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (26), a Operação Sisamnes, que investiga crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional. Entre os alvos está o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, que teve um mandado de prisão preventiva expedido contra ele, além de outras 23 ordens de busca e apreensão cumpridas nos estados de Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal.
A operação apura um esquema de venda de sentenças judiciais, supostamente envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados. De acordo com a PF, os investigados teriam solicitado valores para emitir decisões favoráveis a interesses específicos em processos judiciais. Também são alvo das investigações possíveis vazamentos de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.
Entre os investigados estão os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, afastados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por suspeitas de envolvimento no esquema. A ação também inclui assessores de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros servidores públicos.
As medidas judiciais determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) incluem o afastamento de funções públicas, uso de monitoramento eletrônico e bloqueio de bens e valores dos envolvidos.
A assessoria do STJ informou que nenhuma ação está sendo cumprida no tribunal e orientou que informações sejam solicitadas à PF ou ao STF. A defesa de Andreson de Oliveira Gonçalves ainda não foi localizada para comentar o caso.
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do VGN