Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do Só Notícias
Centenas de peixes foram encontrados mortos nesta quarta-feira (15) no rio Teles Pires, na região da praia do Cortado e próximo à ponte da MT-220. Moradores relataram que desde o início da manhã peixes mortos, principalmente da espécie Curimbá, estão sendo vistos descendo o rio.
Em vídeos e fotos registrados no local, é possível ver a grande quantidade de peixes espalhados pela água. “O rio está ‘branco’ de Curimbá morto descendo rio abaixo. É muito peixe”, descreveu um morador que testemunhou a cena.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) informou que enviou equipes para apurar o ocorrido. Segundo Thiago Henrique Bidoia, analista ambiental da SEMA, os técnicos estão monitorando trechos do rio desde Sinop até Ipiranga do Norte. Ele afirmou que há uma hipótese de que os peixes estejam vindo de áreas mais concentradas para o Médio Norte.
Não é a primeira vez que uma situação semelhante acontece. Em agosto, peixes mortos também foram encontrados em um trecho próximo à barragem de uma usina hidrelétrica. No entanto, até o momento, a causa daquela mortandade não foi esclarecida pela SEMA.
As investigações seguem em andamento para identificar os fatores que podem estar provocando as mortes no rio Teles Pires. Autoridades ambientais reforçam a importância de relatos da população para ajudar no acompanhamento da situação.