Portal RBT News

Notícias de Sorriso e região com o foco na política e nos debates mais importantes da cidade.

Notícias de MT Política

Mauro Mendes critica mudanças no Imposto de Renda e alerta para impactos econômicos

Mauro Mendes critica mudanças no Imposto de Renda e alerta para impactos econômicos

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), expressou discordância em relação às novas medidas econômicas anunciadas pelo governo federal, incluindo a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil mensais e o aumento da taxação para rendas acima de R$ 50 mil por mês. Para Mendes, as ações podem impactar não apenas os mais ricos, mas também a população de baixa renda.

Em pronunciamento em rede nacional na última quarta-feira (27), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, detalhou as mudanças no IR, além de outras medidas como reajuste do salário mínimo, mudanças no abono salarial e reforço na fiscalização do Bolsa Família.

Na sexta-feira (29), durante entrevista, Mauro Mendes demonstrou preocupação especialmente com a taxação das faixas mais altas de renda, avaliando que essas medidas podem desencadear impactos negativos na economia, como aumento da inflação e elevação das taxas de juros, já projetadas para 14% ou mais em 2024.

“O erro de um governante, lamentavelmente, é pago pela população. E as decisões que tomamos precisam ser sérias, leais e corretas, porque qualquer falha afeta a vida de todos, especialmente dos mais pobres,” afirmou o governador.

Mendes reforçou a importância de políticas econômicas sólidas e ponderadas para evitar prejuízos às camadas mais vulneráveis da sociedade. As novas regras ainda estão em análise e geram debates sobre seus possíveis efeitos no cenário econômico nacional.

Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do GD

Deixe uma resposta