FONTE: PMMT REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS.
Na última quinta-feira (01-.08), o Programa Educacional de Enfrentamento e Repressão às Drogas e Violência (Proerd) completou 24 anos de existência em Mato Grosso, a cerimônia foi no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Cuiabá. Durante o evento, 50 homenagens foram entregues a policiais militares e autoridades civis que contribuíram para a expansão e fortalecimento do programa no estado.
Presente em 70 municípios, o Proerd realiza ações preventivas contra drogas e violência, promove cidadania, autoestima e resistência ao bullying em escolas públicas e privadas. Desde sua criação, o programa já realizou 4,7 milhões de atendimentos.
O tenente-coronel Darwin Salgado Germano, coordenador do Proerd, destacou que o objetivo do programa é aproximar a polícia da comunidade, resgatando a noção de “polícia comunitária” para reduzir a criminalidade e melhorar a qualidade de vida. “O programa busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e segura. As ações educativas são realizadas em sala de aula, abordando temas como valorização da vida e a importância de se manter longe das drogas e da violência,” afirmou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, enfatizou a importância do Proerd no estado e destacou a função social da instituição na prevenção ao crime. “Essa celebração é de suma importância para a Polícia Militar e para todos que passaram pelo Proerd. Adquirir conhecimento transforma vidas, e estamos orgulhosos de fazer parte dessa história há 24 anos em Mato Grosso,” declarou.
Entre os homenageados na celebração estavam o coronel PM Januário Batista, tenente-coronel PM Mário Souza, tenente-coronel Lindberg Medeiros, 3º sargento Nilciane Silva, cabo Jucinei de Oliveira, soldado Claudinei Gonçalves, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, procurador de Justiça Paulo Prado, secretário-adjunto de Direitos Humanos Kennedy Dias, professora Maria Auxiliadora da Silva Garção e assessor pedagógico José Vieira Ângelo Rocha, entre outros.
A expectativa é de ampliar ainda mais a atuação do Proerd, firmando parcerias técnicas com municípios e o Poder Público, sempre com o objetivo de orientar jovens a tomarem decisões seguras e saudáveis.