Portal RBT News

Notícias de Sorriso e região com o foco na política e nos debates mais importantes da cidade.

Notícias de MT

Mato Grosso é o 3º melhor estado em emprego e renda no Brasil

 

Mato Grosso consolidou sua posição entre os três melhores estados brasileiros no quesito emprego e renda, conforme o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2023. O estado ocupa o terceiro lugar no ranking nacional, ao lado de São Paulo, com 85,1% dos seus municípios classificados com desenvolvimento alto ou moderado nesse indicador

O desempenho de Mato Grosso fica atrás apenas de Santa Catarina, que lidera com 95,9% dos municípios bem avaliados, e Mato Grosso do Sul, com 92,4%. O Paraná completa o top 5, com 81,7% de suas cidades com desenvolvimento considerado predominante.

Os dados do IFDM revelam ainda que 91,3% da população mato-grossense vive em municípios com desenvolvimento alto ou moderado, um percentual significativamente superior à média nacional de 73,3%. Além disso, 21 municípios do estado figuraram entre os 500 melhores do país no índice geral.

Entenda o desempenho do estado

Criado em 2008 e atualizado com nova metodologia, o IFDM avalia o desenvolvimento socioeconômico dos municípios em três dimensões: Emprego & Renda, Saúde e Educação. O índice varia de 0 a 1, onde quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento. Os municípios são classificados em quatro conceitos: crítico (0-0,4), baixo (0,4-0,6), moderado (0,6-0,8) e alto (0,8-1).

O indicador de Emprego & Renda considera variáveis como a absorção de mão de obra formal, a proporção de desligamentos voluntários (que indica confiança dos trabalhadores), o PIB per capita, a participação dos salários no PIB, a população em situação de pobreza ou baixa renda e a diversidade econômica.

O relatório Firjan também aponta que 83,6% dos municípios brasileiros registraram crescimento no IFDM Emprego & Renda entre 2013 e 2023, com uma aceleração (84,7%) no período pós-pandemia (2021 a 2023).

Economia diversificada e políticas públicas

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, os excelentes resultados de Mato Grosso são um reflexo de sua economia diversificada. Com a forte presença do agronegócio e o crescimento nos setores de serviços e indústria, o estado tem visto uma expansão do emprego formal, o que se traduz em melhoria das condições de vida da população.

Miranda também ressaltou a alta taxa de desligamentos voluntários, indicando que o trabalhador mato-grossense está mais confiante para buscar novas e melhores oportunidades. “Isso mostra dinamismo no mercado e confiança no futuro”, afirmou. Ele atribui esses resultados às políticas públicas implementadas pelo Governo de Mato Grosso, que têm sido eficazes na atração de investimentos, na desburocratização e na qualificação da mão de obra. “Mato Grosso se consolida como um exemplo positivo no cenário nacional e a confirmação de que estamos no caminho certo”, concluiu o secretário.

Melhores cidades

Cuiabá demonstrou um avanço significativo, subindo três posições no ranking das capitais brasileiras com melhor desempenho socioeconômico, passando da 10ª colocação em 2013 para a 7ª posição em 2023. O índice geral da capital cresceu 14,1% em uma década, atingindo 0,7922, acima da média nacional das capitais (0,7269).

Entre os municípios de Mato Grosso, Lucas do Rio Verde se destacou como o mais desenvolvido, com 0,8160 pontos, ocupando a 171ª posição no ranking nacional e sendo o único do estado a atingir a classificação de “alto desenvolvimento” (acima de 0,8 pontos), junto com Primavera do Leste (0,8050).

O estudo mostra que, entre as 10 cidades mais desenvolvidas de Mato Grosso, predominam municípios do agronegócio e da região norte. Após Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste, seguem Cuiabá (0,7922), Sinop (0,7900), Rondonópolis (0,7831), Alta Floresta (0,7794), Sorriso (0,7730), Nova Mutum (0,7610), Campo Verde (0,7602) e Tangará da Serra (0,7576). No outro extremo, Nova Nazaré foi classificada como “desenvolvimento crítico”, ocupando a última posição no estado com 0,3326 pontos.

Por Info Verus

Deixe uma resposta