FONTE: TRADIÇÃO TEM FORÇA REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS.
Na última quarta-feira (31.07), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso capacitou 16 militares de seis estados brasileiros em perícia de incêndios florestais, em Cuiabá. A formação faz parte do curso de pós-graduação em Gestão de Incêndio Florestal, oferecido em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
O curso teve a participação de militares dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará e Minas Gerais. Durante a capacitação, os participantes aprenderam a elaborar laudos periciais que determinam a causa e a localização de origem dos incêndios florestais.
O capitão BM Luann Chrun, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, destacou a importância da formação para estados afetados pela estiagem e incêndios frequentes, como o sul e o oeste de Santa Catarina. “Precisamos de pessoas capacitadas para enfrentar a alta incidência de incêndios. Procuramos formação em um estado que é referência no combate aos incêndios florestais”, afirmou.
O tenente-coronel BM Marco Aires, coordenador do curso, ressaltou que Mato Grosso, com seus três grandes biomas, serve como um importante laboratório para o estudo de incêndios florestais. “Capacitamos militares mato-grossenses para fortalecer a especialização em perícia e também treinamos bombeiros de outros estados para que possam aplicar o conhecimento adquirido em suas corporações”, explicou Aires.