MATO GROSSO: Atleta de Judô de Mato Grosso Consegue Cirurgia e Início da Recuperação Após Intervenção da Defensoria Pública
FONTE: ESTADÃO REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS.
A jovem judoca de 15 anos, campeã mato-grossense e representando Primavera do Leste, inicia o processo de recuperação após realizar com sucesso a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito. A intervenção ocorreu em maio deste ano, após uma ação judicial promovida pela Defensoria Pública Estadual (DPMT), que garantiu o custeio do procedimento, necessário devido a uma lesão sofrida durante o campeonato estadual do ano passado.
A atleta campeã mato-grossense de judô, deu um importante passo para sua recuperação ao realizar uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, em maio. A intervenção foi possível graças a uma ação judicial movida pela Defensoria Pública Estadual (DPMT) para garantir o financiamento do procedimento.
A jovem, que representa Primavera do Leste (234 km de Cuiabá) e o Estado de Mato Grosso em competições regionais e nacionais, havia sofrido uma ruptura completa dos ligamentos do joelho direito e uma lesão no menisco durante o campeonato estadual de judô em agosto do ano passado. De acordo com o laudo médico, a cirurgia era urgente devido à limitação de movimentos e à tendência degenerativa do joelho.
O pai da judoca de 45 anos, expressou alívio ao informar que a recuperação da atleta está progredindo bem. “A recuperação dela está bacana, não tem dor com a articulação. Já teve um retorno com o médico e, segundo ele, está tudo correndo bem. Agora é só aguardar o resultado da fisioterapia”, afirmou.
A necessidade de uma ação judicial surgiu quando a família, sem apoio financeiro suficiente para cobrir os custos da cirurgia e da fisioterapia, foi orientada pela Prefeitura a buscar a ajuda da Defensoria Pública. O defensor público Nelson Gonçalves de Souza Júnior protocolou a ação no dia 28 de fevereiro, solicitando tutela de urgência. O juiz Eviner Valério atendeu ao pedido e determinou o bloqueio de R$ 23.930,00 nas contas do Estado para custear o procedimento cirúrgico.