Acesse nosso grupo de notícias
O juiz Anderson Candiotto, que atuava na 4ª Vara Cível de Sorriso, foi afastado do cargo nesta quinta-feira (22), após ser alvo de uma investigação administrativa. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Como o processo está em segredo de justiça, o TJMT não informou o motivo do afastamento.
A conduta dele é apurada pelo Órgão Especial, sob a relatoria do corregedor do TJMT, desembargador José Luiz Leite Lindote, que decidiu pelo afastamento.
O Órgão Especial é composto por desembargadores, que exerce atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas pelo Tribunal Pleno.
Candiotto ganhou notoriedade em fevereiro deste ano, ao decidir pela manutenção de um mercadinho dentro da cadeia pública de Sorriso, contrariando um projeto do Governo do Estado que previa o fechamento da unidade. A decisão foi publicamente criticada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil).
Em 2017, Anderson Candiotto também foi alvo de um inquérito civil que apurava suposta ilegalidade na organização de uma confraternização de servidores do Fórum de Sorriso, quando exercia a função de diretor da unidade.
À época, a promotora de Justiça Fernanda Pawelec Vieira investigava se o evento teria sido custeado com “contribuições escusas de políticos e entidades interessadas em obter favorecimentos futuros”.