Fonte:Redação RBT NEWS com informações da PJC-MT
As estatísticas recentes revelam um desempenho notável das forças de segurança de Mato Grosso em relação à resolução de inquéritos criminais. Conforme dados do Observatório da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), baseados em informações da Polícia Civil e da Polícia Militar, o Estado registrou um índice de resolução de casos de homicídios dolosos em 2023 que ultrapassa em mais que o dobro a média nacional.
Em um período marcado por desafios e complexidades, Mato Grosso conseguiu resolver 80% dos casos de homicídios dolosos ocorridos no ano passado. Esse feito é contrastante com a média nacional, que ficou em 35% no mesmo período.
Ao longo de 2023, foram concluídos e encaminhados ao Poder Judiciário 1.003 inquéritos relacionados a esse tipo de crime, dos quais 800 resultaram na identificação dos autores.
O secretário de Segurança Pública do Estado, César Roveri, atribui esse sucesso a uma combinação de determinação política e investimentos estratégicos. “O governador Mauro Mendes determinou que a Segurança Pública atue com tolerância zero contra os crimes e os criminosos, e o Governo de Mato Grosso tem investido pesado em tecnologia, câmeras de segurança, armamentos de ponta e pessoal, aumentando o quadro das polícias”, afirmou Roveri.
Os números do primeiro quadrimestre de 2024 também revelam uma continuidade desse desempenho, com 74% dos 355 inquéritos policiais instaurados para investigar homicídios dolosos concluídos com a identificação dos autores.
Além desses dados abrangentes, o relatório destaca casos específicos de sucesso investigativo, como o quádruplo feminicídio em Sorriso, que resultou na prisão do autor no mesmo dia do crime, e a prisão do ex-policial militar Almir Monteiro pelo assassinato da advogada Cristiane Castrillon, em Cuiabá. Ambos os casos envolveram investigações complexas e foram solucionados com eficácia pela Polícia Civil.