Incêndio em área de reserva do Sesc Pantanal ameaça aldeia indígena em Barão de Melgaço
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do G1MT
Um incêndio de grandes proporções atingiu a área de reserva ambiental do Sesc Pantanal e se espalhou em direção à aldeia indígena Perigara, em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, nesta quinta-feira (8). Vídeos gravados por moradores mostram o esforço dos indígenas para proteger suas casas de palha, jogando água para resfriar as estruturas e evitar que o fogo se aproxime ainda mais.
O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio já atingiu a área de floresta da aldeia, e as equipes continuam monitorando a situação com o auxílio de satélites. Felizmente, nenhuma casa foi atingida até o momento.
Como a terra indígena é uma área federal, o combate ao fogo está sendo realizado por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A prefeitura de Barão de Melgaço também está atenta à situação e anunciou que uma equipe da Secretaria de Saúde do município será enviada à aldeia nesta sexta-feira (9) para atender crianças e idosos, antecipando uma visita que estava prevista para a próxima semana.
O Sesc Pantanal, responsável pela área de reserva, informou que está colaborando ativamente no combate ao incêndio, com o apoio de guarda-parques, brigadistas, e parceiros locais, como o Corpo de Bombeiros, associações rurais e fazendas da região.
A situação no Pantanal é crítica, e as autoridade