Portal RBT News

Notícias de Sorriso e região com o foco na política e nos debates mais importantes da cidade.

Saúde Várzea Grande

Idoso é atendido em condições precárias na UPA de Várzea Grande, durante feriado da Consciência Negra

Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do VGN

A família de Orivaldo Trindade do Santos, de 69 anos, denunciou o atendimento recebido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Rei, em Várzea Grande, na última quarta-feira (20), feriado da Consciência Negra. O idoso, hipertenso, diabético e com problemas graves na coluna, aguardou exames em condições que foram classificadas como “humilhantes” pela filha, Mirella Carmona.

Segundo Mirella, Orivaldo foi levado à unidade por volta de 12h30 com fortes dores e, após avaliação médica inicial, foi apontada a possibilidade de pancreatite. No entanto, os exames necessários para confirmação do diagnóstico não puderam ser realizados imediatamente devido ao feriado.

“Meu pai estava com muita dor. O médico avaliou que ele poderia estar com pancreatite, mas não tinha como fazer exames de sangue ou imagem, porque estavam todos fechados. Tivemos que levar um colchão para ele dormir no chão, já que a cadeira em que ele estava era deplorável”, relatou Mirella.

Ela afirmou ainda que não conseguiu transferir o pai para um hospital particular devido à gravidade da condição dele, que exigia acompanhamento médico contínuo. “Não havia maca para ele. Ficamos de mãos atadas, esperando o feriado passar para que os exames fossem feitos. Serviços de urgência não deveriam parar em feriados”, desabafou.

Os exames foram realizados apenas na quinta-feira (21), quando Orivaldo seguiu internado em estado crítico na UPA. A filha lamentou a situação. “Nenhum filho gostaria de ver o pai nessa condição: com muita dor, em estado grave de saúde e dormindo no chão frio de uma UPA. Os médicos agora suspeitam de infecção no rim e no fígado”, disse Mirella.

Outro lado

Por meio de nota, a secretária de Saúde de Várzea Grande, Maria das Graças Metelo, informou que desconhecia a reclamação da família. Segundo a nota, o paciente foi atendido na UPA do Cristo Rei na quarta-feira (20), passou por todas as etapas do atendimento, incluindo coleta de exames laboratoriais na unidade e uma tomografia realizada no Hospital São Benedito no mesmo dia.

“Paciente segue internado na unidade, recebendo tratamento adequado de acordo com o diagnóstico confirmado pelos exames. A transferência para uma unidade terciária já foi solicitada via Central de Regulação”, diz o comunicado.

Orivaldo permanece internado e sob cuidados médicos, enquanto a família aguarda desfechos positivos para sua recuperação.

Deixe uma resposta