Falta de pagamento suspende atendimento pediátrico na UTI do Hospital Municipal de Cuiabá
Falta de pagamento suspende atendimento pediátrico na UTI do Hospital Municipal de Cuiabá
A empresa APP Serviços Médicos, responsável pelos atendimentos pediátricos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), anunciou nesta terça-feira (26) a suspensão dos serviços a partir desta quarta-feira (27). A decisão foi motivada por uma dívida acumulada de mais de R$ 3,3 milhões por parte do município, que inviabilizou a continuidade do trabalho na unidade.
De acordo com nota emitida pela APP, o município não realiza os pagamentos desde novembro de 2023, mesmo recebendo repasses do governo estadual. A empresa também suspendeu o atendimento às crianças no pronto-atendimento do HMC, mas garantiu que os pacientes já internados continuarão recebendo cuidados. Atualmente, oito crianças estão na UTI pediátrica.
O advogado da APP, José Rodrigues Rocha, destacou que a empresa já havia alertado sobre a possibilidade de suspensão em julho deste ano, quando o valor devido era de R$ 2,5 milhões. “Infelizmente, tudo tem limite, inclusive a capacidade financeira da empresa. Caso sejam feitos pagamentos de algumas notas atrasadas e o compromisso formal de pagamento das outras, poderemos dialogar sobre o retorno”, declarou.
O HMC é a única unidade pública do estado com UTI pediátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência no atendimento. Segundo a APP, novos pacientes não serão admitidos, e as crianças internadas serão transferidas gradualmente em até 30 dias, conforme determinação do Conselho Regional de Medicina.
A APP informou que notificou oficialmente a Empresa Cuiabana de Saúde sobre a situação no dia 19 de novembro, reiterando a comunicação nesta terça-feira. A empresa reafirmou que está aberta ao diálogo, mas que a continuidade do atendimento depende do pagamento da dívida e de garantias formais para evitar novos atrasos.
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do GD