Portal RBT News

Notícias de Sorriso e região com o foco na política e nos debates mais importantes da cidade.

Notícias de MT

Estudantes da Rede Estadual de Ensino Partem para Intercâmbio em Londres

REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS FONTE R9.

Em torno de 100 estudantes da Rede Estadual de Ensino embarcarão neste sábado (05.10) para Londres, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, para a 2ª edição do programa Intercâmbio MT no Mundo, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Junto com os alunos, 14 professores de Inglês atuarão como monitores, acompanhados por cinco educadores das Diretorias Regionais de Educação (DREs) que obtiveram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Uma psicóloga da Seduc também fará parte da equipe para oferecer apoio e assistência durante a viagem.

Os selecionados, provenientes de 65 municípios que representam as 13 DREs do Estado, chegarão a Cuiabá na sexta-feira e se dividirão em três grupos, embarcando em voos programados para as 07h, 14h e 17h. Durante 21 dias, os estudantes terão a oportunidade de praticar o inglês em aulas que totalizam 30 horas semanais, sob a supervisão dos monitores da Seduc.

Dentre os cem estudantes, 50 foram escolhidos com base nas melhores médias nas avaliações finais de 2023, enquanto os outros 50 se destacaram na Plataforma Mais Inglês, iniciativa do Governo para aprimorar o aprendizado do idioma na Rede Estadual.

A estudante Rosângela Souza Barbosa, de 40 anos, da Escola Estadual do Campo Dom Franco Dalla Valle, em Aripuanã, expressou sua alegria e surpresa ao saber que participará do intercâmbio. Ela obteve a segunda melhor média nas provas de Português e Matemática no ano passado. “Voltei a estudar há dois anos para concluir o ensino médio e já estou num intercâmbio desse para a Europa”, celebrou Rosângela, mãe de quatro filhos.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância do programa como um investimento significativo na formação dos jovens. “Estamos preparando nossos alunos para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado. O Governo de Mato Grosso já investiu R$ 10,7 milhões neste programa”, afirmou, ressaltando que todas as despesas da viagem, incluindo passagens aéreas, hospedagem e suporte durante a estadia, estão cobertas. Cada estudante também receberá uma ajuda de custo semanal de 250 libras esterlinas.

Juliana Faltz Taborelli, líder da Política de Línguas Estrangeiras da Seduc, afirmou que a experiência proporcionará fluência e autoconfiança aos jovens. “Esse tipo de preparo é essencial para uma geração que deve se destacar em um mundo cada vez mais competitivo”, concluiu.

O intercâmbio é uma oportunidade valiosa para os alunos aprimorarem suas habilidades no idioma e ampliarem suas perspectivas profissionais no cenário global.

Deixe uma resposta