Portal RBT News

Notícias de Sorriso e região com o foco na política e nos debates mais importantes da cidade.

Polícia

Em torno de oito cidades do MT vinte candidatos a vereador são investigados por ligação com facção criminosa

REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS FONTE GAZETA.

Além do financiamento de campanhas, a investigação aponta que o CV também utiliza laranjas e promove a compra de votos

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) está investigando 20 candidatos a vereador em Mato Grosso por suspeita de terem suas campanhas eleitorais financiadas pelo Comando Vermelho (CV). A facção teria repassado dinheiro em espécie para os candidatos em ao menos oito cidades, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Nobres, Cáceres, Sinop, Primavera do Leste, Sorriso e Alta Floresta, com o objetivo de influenciar o processo eleitoral e obter vantagens nas câmaras municipais.

De acordo com o coordenador do Gaeco, Adriano Roberto Alves, o CV mudou sua estratégia e passou a utilizar campanhas políticas para lavar dinheiro do tráfico de drogas. “A facção investe dinheiro vivo em políticos para depois cobrar em ações que favoreçam seus interesses”, afirmou Alves. O Gaeco teme que, caso eleitos, esses candidatos possam alcançar cargos mais altos, como prefeito, deputado e até senador.

Além do financiamento de campanhas, a investigação aponta que o CV também utiliza laranjas e promove a compra de votos, oferecendo pagamentos em troca de apoio eleitoral. O objetivo da facção é ampliar sua influência em questões como zoneamento urbano, legalização de jogos de azar e até na organização de eventos, como shows e campeonatos amadores, muitas vezes realizados com recursos públicos e apoiados por vereadores aliados.

Com a crescente atuação do crime organizado no cenário político, novos órgãos de fiscalização foram criados pela Polícia Civil e Polícia Federal para acompanhar de perto essas ações. “Esse número pode dobrar, e estamos monitorando de perto a situação”, concluiu Alves.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *