Portal RBT News

Notícias de Sorriso e região com o foco na política e nos debates mais importantes da cidade.

Agro Notícias de MT

Custos de Produção de Frangos e Suínos Sobem em Setembro

Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenárioMT

Os custos de produção de frangos de corte e suínos nos principais estados produtores do Brasil aumentaram em setembro, segundo dados divulgados pela Embrapa Suínos e Aves em sua Central de Inteligência de Aves e Suínos.

Em Santa Catarina, o custo de produção do quilo de suíno vivo alcançou R$ 5,91, um leve aumento de 0,06% em relação a agosto. Apesar disso, houve uma queda acumulada de 4,79% no ano. Nos últimos 12 meses, no entanto, o índice registrou uma alta de 3,13%, atingindo 337,92 pontos. Aumento nos custos com o Funrural e a genética foram os principais responsáveis, com variações de 5,87% e 4,43%, respectivamente. Por outro lado, os gastos com ração, que representam 72,34% dos custos totais, tiveram uma leve redução de 0,23%.

No Paraná, o custo de produção do quilo do frango de corte chegou a R$ 4,61, representando um aumento de 1,91% em relação ao mês anterior. O Índice de Custo de Produção de Frango (ICPFrango) registrou um aumento acumulado de 4,58% no ano e 9,23% nos últimos 12 meses, alcançando 357,01 pontos em setembro. A ração também se destacou neste estado, com um aumento de 0,78%, representando 65,87% do custo total de produção, seguido por aumentos nos preços dos pintinhos de 1 dia (+8,15%) e no transporte de frangos (+4,93%).

Os custos de produção também foram analisados em outros estados, como Goiás, Minas Gerais, e Rio Grande do Sul, que são referências na produção de suínos e frangos de corte.

A Embrapa recomenda que avicultores e suinocultores acompanhem a evolução de seus custos de produção, utilizando esses índices como base para decisões estratégicas.

Além disso, a Embrapa oferece ferramentas como o aplicativo “Custo Fácil”, que permite gerar relatórios dinâmicos das granjas e separar despesas com mão de obra familiar, disponível gratuitamente na Play Store. Produtores também podem acessar uma planilha eletrônica para gestão de custos, disponível no site da Central de Inteligência de Aves e Suínos.

Deixe uma resposta