REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS.
No Shopping Pantanal, uma estrutura semelhante à “casa de vidro do BBB” foi montada para promover a campanha, funcionando como estúdio de rádio e ponto de atendimento informativo e educativo, com transmissão ao vivo pela Rádio CBN Cuiabá e nos canais do Ministério Público no YouTube.
Na última quarta-feira (17/07), no município de Cuiabá, colaboradores do Shopping Pantanal participaram de um treinamento com o Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
A promotora de Justiça Gileade Pereira Souza Maia destacou o trabalho do Ministério Público contra a violência doméstica e apresentou dados alarmantes sobre feminicídios em Mato Grosso, que lidera o ranking nacional. A assistente ministerial Elisa Campos Santos Aureliano também contribuiu com informações.
As principais orientações incluem: priorizar a segurança física e psicológica da mulher, não se colocar em risco, respeitar a vontade da vítima, manter a discrição, realizar uma escuta qualificada e oferecer o auxílio necessário. Não há um procedimento padrão, mas recomendações norteadoras foram fornecidas, segundo a assistente social Renata Teixeira.
Ainda destacou que é crucial orientar a vítima sobre a rede de apoio disponível, chamar a polícia se necessário e sugerir o registro de ocorrência. Estabelecimentos devem manter um livro de registros de ocorrências para documentar o atendimento e auxílio prestados.
Segundo a promotora de Justiça Gileade Pereira Souza Maia, o trabalho do Ministério Público contra a violência doméstica e apresentou dados alarmantes sobre feminicídios em Mato Grosso, que lidera o ranking nacional. A assistente ministerial Elisa Campos Santos Aureliano também contribuiu com informações.
A campanha “Juntos por Elas” busca ampliar o conhecimento sobre o “Sinal por Ajuda” e treinar pessoas para essas situações. Lançada em março, a campanha teve apoio da TV Centro América e outras instituições, com divulgação em diversos meios, incluindo outdoors e busdoor.