Cerrado Mineiro lança campanha para proteger autenticidade de seu café
O Cerrado Mineiro lançou a campanha “A verdade é rastreável”, com o objetivo de proteger a autenticidade do café produzido na região. A iniciativa, liderada pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, visa conscientizar toda a cadeia produtiva sobre os benefícios da certificação de origem, promovendo uma maior oferta de cafés certificados no mercado.
A campanha busca especialmente combater o uso indevido da denominação “Cerrado Mineiro” e destacar a importância do Selo de Origem e Qualidade da RCM, garantindo que o café seja cultivado e processado nos 55 municípios da região por cerca de 4.500 produtores. Para obter a certificação, os produtos devem alcançar uma pontuação mínima de 80 pontos em critérios como aroma, sabor, acidez, corpo e uniformidade, além de serem geridos por cooperativas locais.
Além de promover a rastreabilidade dos lotes de café, a campanha pretende valorizar o produto tanto no mercado nacional quanto internacional. A Federação dos Cafeicultores do Cerrado já identificou a presença da Denominação de Origem em 44 países através de mais de 700 marcas, demonstrando a relevância global do café do Cerrado Mineiro.
“A campanha representa um esforço para garantir que os consumidores recebam produtos de qualidade e origem certificada, fortalecendo a confiança no café do Cerrado Mineiro”, afirmou Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
A divulgação da campanha ocorrerá através de redes sociais, materiais impressos e promocionais, buscando engajar todos os envolvidos na cadeia produtiva para preservar e valorizar esse importante patrimônio agrícola da região.