Caixa libera saque de antigo fundo PIS/Pasep; veja quem pode receber
A Caixa Econômica Federal iniciou, nesta quinta-feira (25), o pagamento de um novo lote de cotas do antigo fundo PIS/Pasep para trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que atuaram entre 1971 e 1988. O benefício contempla aqueles que solicitaram o ressarcimento até o dia 31 de maio.

Para ter direito ao valor, é preciso que o trabalhador esteja cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos; ter trabalhado com carteira assinada para empregadores contribuintes por pelo menos 30 dias no ano-base e ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais ou no eSocial.
O valor médio pago aos beneficiários varia entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil, montante calculado com base no tempo de serviço e na remuneração da época. É importante ressaltar que este pagamento refere-se às cotas de um fundo extinto em 2020 e não possui relação com o abono salarial anual do PIS/Pasep.
Além disso, valor pago é proporcional ao tempo trabalho e equivale ao salário mínimo vigente dividido por 12, multiplicado pela quantidade de meses trabalhados. Em 2026, o salário mínimo é de R$ 1.621.
Para retirar o valor, o trabalhador tem o prazo até dia 30 de dezembro de 2026. Trabalhadores da iniciativa privada recebem, preferencialmente, na Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos recebem pelo Banco do Brasil.
Por Primeira Página




Publicar comentário