O vereador Wanderley Paulo(Progressistas),  protocolou, na última segunda-feira (11), a indicação nº 847?23, sugerindo a criação do programa para a criação do Programa Terceira Idade em Atividade, destinado a incentivar a inserção e a manutenção de idosos no mercado de trabalho, estimulará a contratação, por pessoas jurídicas sediadas no município, de trabalhadores idosos e serviços prestados por pessoas idosas.  Sugere ainda a criação de um cadastro único para intermediar trabalhadores idosos e vagas no mercado de trabalho, bem como registrar idosos que exerçam atividade autônoma.

O parlamentar propõe a criação de um programa de estímulo à contratação, de incentivo ao trabalho, assim como campanhas de conscientização, para reduzir o preconceito com relação a esse público. “O número de idosos no Brasil ultrapassa os 23 milhões. Dados do IBGE estimam que em 2060 cerca de 25% da população terá mais de 65 anos. Diante desse cenário, surge uma preocupação em relação à terceira idade e ao mercado de trabalho, uma vez que o valor recebido da previdência social muitas vezes não é suficiente para manutenção de qualidade de vida”, destacou.

O parlamentar ressalta, também, que com o aumento da expectativa de vida, muitos idosos desejam manter em alta sua saúde mental e física por meio do trabalho, seguindo no mercado mesmo após a aposentadoria.

“O projeto tem pilares fundamentais de fortalecer oportunidades e também reconhecer empresas dedicadas à inclusão dos cidadãos 60+, que têm experiência e muita capacidade produtiva. Muito preconceito e desinformação ainda permeiam a contratação e manutenção desses profissionais no mercado de trabalho, o idoso pode contribuir com a sua capacidade produtiva, carregada de experiência e sabedoria, que precisa ser estimulada. Precisamos de idosos produtivos, experientes e ativos”, afirmou Wanderley Paulo.