×

Vistoria aponta graves danos ambientais no Morro de Santo Antônio em Mato Grosso

Vistoria aponta graves danos ambientais no Morro de Santo Antônio em Mato Grosso

Vistoria aponta graves danos ambientais no Morro de Santo Antônio em Mato Grosso

Uma vistoria realizada pela 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Cuiabá revelou graves danos ambientais no Monumento Natural do Morro de Santo Antônio, em Mato Grosso. As obras conduzidas pelo Governo do Estado na área de preservação geraram processos erosivos e colocaram em risco a segurança de visitantes.

De acordo com a promotora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, a situação é preocupante. Durante a inspeção, foi constatado que a abertura de uma estrada com até 10 metros de largura em alguns trechos provocou erosões no terreno, tornando-o escorregadio e perigoso. Além disso, a ausência de sinalização adequada expõe os visitantes a riscos.

“O Governo não construiu uma trilha, como informado, mas uma verdadeira estrada. Em muitos locais, a via tem cerca de 10 metros de largura. Não há sinalização suficiente indicando a interdição do local, apenas uma barreira física no início para impedir o acesso de veículos, mas que não bloqueia a passagem de pedestres e ciclistas”, declarou a promotora.

O Morro de Santo Antônio é uma unidade de conservação de proteção integral e um patrimônio histórico e paisagístico de Mato Grosso. Qualquer intervenção na área deve seguir rigorosamente as normas ambientais e contar com as devidas autorizações.

A promotoria está apurando as responsabilidades pelos danos causados e deverá adotar medidas para buscar a recuperação ambiental da área.

Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT

Deixe uma resposta