O relatório é do Corpo de Bombeiros
Na manhã do dia 17 de agosto 2023, a equipe de apoio solo do Grupo de Aviação Bombeiro Militar-GAvBM- avistou um incêndio a 1 milhas náuticas(1,8km) do aeroporto de Sorriso. As equipes então rapidamente informaram a Sala de Situação Descentralizada do Comando Regional Bombeiro Militar de Sinop-CRBM III. Por conseguinte, a unidade bombeiro militar de Sorriso(10°CIBM) encaminhou equipes para apoio as ações de combate a incêndio em vegetação e palhada nas propriedades rurais. Foi estabelecido o aeroporto de Sorriso como estrutura de apoio para o emprego da aeronave, o qual já possuía um tanque flexível com 18 mil litros de água para abastecimento da aeronave de combate.

Assim que a primeira equipe de bombeiros militares chegou, a aeronave decolou para apoio às ações realizadas pelas equipes terrestres. Foi observado que no incêndio haviam diversos recursos, sendo eles: 1 avião Ipanema, 16 caminhões com água de diversos tamanhos, 06 tratores e 1 pá carregadeira.

Posteriormente, foi houve o apoio do CIOPAEr Sorriso com o emprego do helicóptero (águia 05), além de um Air Tractor 402 particular.

Com a elevação da temperatura e fortes rajadas de vendo, o incêndio ganhou força e se espalhou na região, tendo predominação norte com muita variabilidade durante o combate.

Houve muitas dificuldades do GAVBM no combate a frente do incêndio, com a presença de uma grande linha de transmissão na região, tornando a operação aérea mais vulnerável. Entretanto, foram realizados lançamentos nos flancos do incêndio, bem como aos locais que acabava avançando pelos fatores ocasionados pelos turbilhões de vento( redemoinho), o que proporcionava o ganho de áreas não queimadas.

Após a tripulação realizar cerca de 04 alijamentos, a situação caminhava para o controle do incêndio. Porém, houve reignição de focos na área inicial do incêndio, o qual se espalhou rapidamente novamente, necessitando a continuidade do apoio aéreo nas operações.

Houve ainda uma preocupação grande das equipes com áreas industriais na região, o qual o emprego aéreo foi impedido devido a presença de vários obstáculos na área.

Foram realizados no total 11 alijamentos com 33 mil litros de água lançados durante 02 horas e 45 min de operação, sendo encerrada por volta das 12h45min com pouso final no aeroporto de Sorriso.

O fogo ficou confinado em região de mata dentro da propriedade rural com equipes em solo realizado o controle.

Com os sobrevoos foi realizado registro fotográfico e filmagens para que a sala de situação descentralizada pudesse ter a dimensão do incêndio e redefinisse as estratégias de combate.

Após o pouso final em Sorriso, foi feito contato com a Sala de Situação Descentralizada do CRBM III para debriefing do incidente, ficando a aeronave de combate em condições de acionamentos, caso seja necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *