Projeto de Ranalli proíbe vagas de cotas raciais em concursos públicos de Cuiabá

b004f50872bf5945c403ef196448254e-reportermt-com Projeto de Ranalli proíbe vagas de cotas raciais em concursos públicos de Cuiabá
Foto Vereador Rafael Ranalli quer aprovação de projeto que coloca fim às cotas raciais em concursos de Cuiabá.

O vereador Rafael Ranalli (PL) protocolou hoje (3) uma proposta para extinguir o sistema de cotas baseadas em raça ou gênero nos concursos públicos de Cuiabá.

O parlamentar defende que o critério para a reserva de vagas em processos seletivos da prefeitura deve ser fundamentado exclusivamente na condição socioeconômica dos candidatos.

O projeto, segundo Ranalli, busca redirecionar o foco das políticas afirmativas para a questão da pobreza, independentemente de características étnicas.

A cota deve ser apenas estritamente socioeconômica. O cidadão, independente da cor, do gênero, da raça, tem que ter condições de igualdade. O ponto que você fala em desigualdade, a gente fala principalmente em desigualdade social“, afirmou o vereador.

Ranalli, que se define como “loirinho de olho azul que viveu em periferia”, argumenta que o critério racial gera distorções ao ignorar que a falta de asfalto e as carências sociais atingem a todos que “vêm de baixo” de forma idêntica.

Quem viveu em periferia, não tinha asfalto, passou por dificuldades, tem a mesma dificuldade de uma pessoa de outra raça“, justificou.

Por Repórter MT

Share this content:

Deixe uma resposta