Na terça-feira (30), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu o sinal verde para o projeto executivo de uma ponte que promete ligar Goiás ao Leste de Mato Grosso, como parte da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). A proposta, apresentada pela Concessionária Vale S.A, recebeu aprovação unânime durante a 981ª Reunião de Diretoria da Superintendência de Transporte Ferroviário (Sufer).

O projeto, uma obrigação da Concessionária Vale S.A como parte de um acordo para estender o Contrato de Concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), visa construir uma parte crucial da ferrovia entre Mara Rosa (GO) e Água Boa, a cerca de 736 km de Cuiabá. A ANTT esclarece que a ponte sobre o Rio Araguaia, prevista para atravessar entre os municípios de Aruanã (GO) e Cocalinho, a 765 km de Cuiabá, é um elemento fundamental desse projeto.

A ponte em questão é um feito impressionante, projetada especialmente para trens, com um comprimento de aproximadamente 1,6 mil metros. Seu design inclui uma estrutura segmentada, com destaque para um vão central de 140 metros, permitindo a passagem de barcos, e mais 40 segmentos ao redor desse centro.

Além disso, a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) é destacada como uma importante aposta para o transporte de cargas no Brasil, conectando regiões produtivas do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e aos portos-chave de Santos (SP) e São Luís (MA). O Governo Federal enfatiza que essa iniciativa visa promover a integração nacional e impulsionar a economia do país.

As obras para conectar a FICO à Ferrovia Norte-Sul, já em funcionamento em Mara Rosa (GO), estão em andamento, com progresso notável. Logo, os trilhos poderão ser instalados, agilizando o transporte de materiais para continuar as obras de forma mais eficiente. Além disso, as obras de infraestrutura entre os km 80 e 104, próximas a Santa Terezinha de Goiás, estão em andamento, evidenciando o avanço desse importante projeto de transporte ferroviário.

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