fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do MT Canal Rural

O preço da saca de 60 quilos da soja em Mato Grosso encerrou a última semana com uma média de R$ 108,77, representando um aumento de 3,90% em comparação com o mesmo período do mês passado. Esse cenário foi impulsionado principalmente pela valorização do dólar, que teve um incremento de 2,74% no período.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o aumento nos preços também foi influenciado pelo retorno positivo dos prêmios correntes, algo que não era visto desde o início de 2024.

No entanto, o saldo positivo poderia ter sido maior não fosse a queda nas cotações do grão em Chicago, que recuaram 2,89% em relação ao mesmo período do mês anterior, ficando em uma média de US$ 11,63 o bushel.

Essa desvalorização em Chicago foi atribuída ao início adiantado da semeadura da soja nos Estados Unidos e à perspectiva de uma maior oferta em relação à demanda no mercado internacional. Daqui em diante, as cotações da soja em Mato Grosso podem ser influenciadas pela safra americana, o que pode gerar maior volatilidade nos preços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *