Operação Lei Seca prende 18 pessoas durante fiscalização em Sorriso

WhatsApp-Image-2026-01-31-at-09.33.45 Operação Lei Seca prende 18 pessoas durante fiscalização em Sorriso
Foto PM MT

 

A 2ª edição da Operação Lei Seca de 2026 foi realizada na noite de sexta-feira (30) no município de Sorriso, no norte de Mato Grosso, com o objetivo de coibir a condução de veículos sob efeito de álcool e outras irregularidades no trânsito. A ação ocorreu na Avenida Claudino Frâncio, esquina com a Avenida Perimetral Noroeste, ponto estratégico da cidade.

A operação foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Sorriso e contou com a atuação integrada de diversos órgãos de segurança e fiscalização. Participaram da ação 22 militares do 12º Batalhão da Polícia Militar, 15 policiais civis, três bombeiros militares, nove agentes da Guarda Municipal, nove servidores do Detran, por meio da 37ª Ciretran, além de quatro servidores da Polícia Penal. A segurança do local foi garantida pela Polícia Civil.

Durante a fiscalização, foram realizados 115 testes de alcoolemia com etilômetro bucal, além do uso do etilômetro passivo. Ao todo, 115 veículos foram abordados, enquanto 212 passaram pelo ponto de bloqueio durante o período da operação.

A produtividade da ação resultou na lavratura de 70 autos de infração de trânsito (AITs). Dentre eles, 34 autuações foram registradas com base no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da condução sob influência de álcool ou substância psicoativa, sendo três por constatação. Houve ainda uma multa pelo artigo 165-A, referente à recusa do teste do bafômetro, e 24 autuações pelo artigo 162, inciso I, por condução de veículo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não foram registradas infrações por condução com CNH suspensa.

No âmbito criminal, a operação resultou na prisão de 18 pessoas por dirigir sob influência de álcool, além da confecção de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por posse de entorpecentes para uso. Também foi registrado um boletim de ocorrência por porte ilegal de arma de fogo associado à condução sob efeito de álcool.

Ao final da ação, 28 veículos foram removidos, sendo 13 motocicletas e 15 automóveis. A preleção ocorreu às 22h15, com início das abordagens às 22h37, encerramento à 1h05, e término geral da operação às 3h33.

A Operação Lei Seca tem caráter preventivo e repressivo, reforçando a fiscalização, a conscientização dos condutores e a preservação de vidas no trânsito.

Por RBT NEWS

Share this content:

Deixe uma resposta